Airbus vai “descolar” produção e empregos em Santo Tirso
Fábrica no distrito do Porto produz peças para os Airbus A320 e A350 e vai ocupar área total de 20 mil m2. Gigante da aeronáutica promete criar mais de 250 postos de trabalho “altamente qualificados".
A Airbus Atlantic vai inaugurar esta semana as novas instalações do grupo em Santo Tirso, onde produz peças para as famílias Airbus A320 e A350, e que vão ocupar uma área de 20 mil metros quadrados quando estiverem totalmente concluídas. Esta operação industrial, que representou um investimento de 40 milhões de euros, conta já com cerca de uma centena de trabalhadores, prevendo chegar às 150 pessoas até ao final deste ano.
A fabricante de aeroestruturas e assentos de pilotos e de passageiros (que comercializa sob a marca Stelia Aerospace), subsidiária que soma perto de 13 mil funcionários em cinco países e fatura 3,5 mil milhões de euros por ano, promete ainda criar “mais de 250 postos de trabalho altamente qualificados nos próximos anos, como forma de resposta ao potencial de desenvolvimento da sua atividade em Portugal”.
Instalada na Zona Industial da Ermida, neste concelho do Vale do Ave pertencente ao distrito do Porto, a Airbus Atlantic Portugal refere, numa nota de agenda partilhada com o ECO, que a produtora liderada por Cédric Gautier faz “parte de um sistema industrial robusto, coerente e integrado, com o objetivo de desenvolver gradualmente uma forte competência no fabrico de aeroestruturas no norte do país”.
“A Airbus tem uma presença sólida em Portugal e continua a crescer graças aos seus parceiros, fornecedores e clientes locais, estando a ganhar relevância enquanto empresa criadora de emprego (direto e indireto) no país”, acrescenta no mesmo documento em que confirma a presença de Alberto Gutierrez, COO da Airbus, e do primeiro-ministro, António Costa, na inauguração da fábrica.
A fábrica de Santo Tirso faz parte de um sistema industrial robusto, coerente e integrado, com o objetivo de desenvolver gradualmente uma forte competência no fabrico de aeroestruturas no norte de Portugal.
É que, além desta unidade de montagem em Santo Tirso, no ano passado, a Airbus abriu no Parque das Nações, na zona oriental de Lisboa, o seu Global Business Services Center. Este centro de serviço partilhados emprega especialistas nas áreas de Finanças, Recursos Humanos, Compras, Gestão de informação, Engenharia, Comunicação, Serviços ao Cliente, Jurídico e Compliance, prevendo chegar aos 800 colaboradores até 2025.
Entre a fábrica — que a AICEP disse ter vindo para Portugal pela “relevante experiência no setor aeronáutico, a disponibilidade de talento, a integração na Zona Euro e a proximidade geográfica com as localizações francesas” da subsidiária — e o hub de serviços na capital portuguesa, o vice-presidente da companhia de aeronáutica para a região do sul da Europa calculou à Lusa um investimento total de 69 milhões de euros em 2021, num crescimento médio de 16% ao ano nos últimos quatro anos.
“Portugal está a bordo de todos os programas comerciais da Airbus [e está] ativo numa vasta gama de atividades”, além de que todas as divisões da fabricante são abastecidas em Portugal, sublinhou César Sanchez. Em declarações prestadas em maio deste ano, o gestor frisou que “este compromisso continuará a trazer benefícios mútuos tanto para Portugal como para a Airbus nos próximos anos, nomeadamente através da criação de empregos domésticos adicionais em todo o setor”.
No último exercício, a gigante europeia de aeronaves Airbus registou um lucro recorde de 4,2 mil milhões de euros. Num ano marcado pelo aumento da produção e adaptação à crise pandémica, entregou 611 aviões comerciais, mais 8% do que no ano anterior, e estima que este número suba para 720 no total do ano de 2022.
O que faz a Airbus Atlantic?
A Airbus Atlantic projeta e fabrica as secções da fuselagem frontal para toda a família Airbus, bem como secções da fuselagem e subconjuntos específicos para a Airbus, asas totalmente equipadas para o ATR 42/72, a fuselagem central totalmente equipada para o Global 7500 da Bombardier, subconjuntos de aeroestrutura para a fuselagem central do Falcon 10X da Dassault Aviation e peças complexas de aeroestrutura metálica e composta para vários fabricantes de aeronaves.
Com uma ampla gama de cadeiras de pilotos versáteis para aviação comercial, executiva e militar e para helicópteros, a Airbus Atlantic diz que dá resposta às necessidades do mercado e equipa todas as aeronaves da Airbus, entre outras construtoras. As cadeiras de passageiros Stelia Aerospace Premium, especifica o grupo de origem francesa, já conquistaram mais de 50 companhias aéreas, incluindo as mais prestigiadas da Europa, da região Ásia-Pacífico e do Médio Oriente, três das quais estão no Top 10 da classificação internacional Skytrax.
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