Apoio de dois milhões pode abranger 50 empresas intensivas em gás

  • ECO
  • 12 Setembro 2022

Até 50 grandes empresas intensivas em gás poderão ser abrangidas por um novo apoio de dois milhões de euros, uma medida estará a ser negociada pelo Governo com Bruxelas.

O Governo estará a preparar um apoio de até dois milhões de euros para as intensivas em gás, que poderá abranger até 50 grandes empresas em Portugal, avança o Jornal de Negócios esta segunda-feira. A medida ainda não está fechada, escreve o jornal, referindo que ainda suscita debate com a Comissão Europeia.

Em causa estarão empresas nas áreas da cerâmica, vidro, siderurgia, papel e alguns têxteis. Numa primeira fase, deverão estar abrangidas pouco mais de 20, mas haverá condições para que chegue a um universo de 40 a 50 grandes empresas consumidoras intensivas de gás, refere o Negócios, aprofundando uma informação que tinha sido avançada recentemente pelo Dinheiro Vivo.

É esta semana que o Executivo deverá apresentar medidas de ajuda às empresas no contexto do aumento de custos. Entre as iniciativas está esta evolução na ambição do programa “Apoiar Indústrias Intensivas em Gás”, depois de o Governo ter admitido aumentar a subvenção atualmente prevista de 400 mil para 500 mil euros. Contudo, a verba de 160 milhões de euros inicial ainda não se esgotou, porque muitas empresas têm contratos de fornecimento de energia a dois e a três anos e ainda não preenchiam os requisitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoio de dois milhões pode abranger 50 empresas intensivas em gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião