Inflação na Alemanha sobe quatro décimas para 7,9% em agosto

Previsões feitas há duas semanas acabaram por se confirmar, apesar das medidas de apoio ao rendimento das famílias criadas recentemente pelo Governo alemão.

O Índice de Preços do Consumidor (IPC) na Alemanha subiu quatro décimas em agosto para 7,9%, mesmo com as medidas de apoio ao rendimento das famílias que o Governo criou recentemente, anunciou esta terça-feira o Destatis, o serviço de estatística alemão.

Os dados confirmam as previsões feitas há duas semanas. O aumento de 7,9% na taxa de inflação é o maior desde maio, quando foi registado o mesmo valor, naquele que foi o maior de toda a série histórica iniciada em 1991. A taxa de inflação harmonizada situou-se em 8,8%, o que representa um aumento de três décimas face a julho.

Em agosto, a energia ficou 35,6% mais cara em relação ao ano anterior, uma décima a menos do que em julho. O óleo de aquecimento duplicou de preço em relação a agosto de 2021, com um disparo de 111,5%, enquanto o gás natural ficou 83,8% mais caro. Os preços da eletricidade subiram 16,6%.

“Os principais motivos da subida da inflação continuam a ser os aumentos [dos preços] dos produtos energéticos e dos alimentos“, diz o presidente do Destatis, Georg Thiel. “Duas medidas do pacote de ajudas [do Governo] tiveram um leve efeito de descida na taxa de inflação, especialmente de junho a agosto: os bilhetes de comboio a nove euros e o desconto no combustível”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Alemanha sobe quatro décimas para 7,9% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião