Inflação nos EUA desacelera menos do que o esperado

No dia em que foi conhecido que a taxa de inflação homóloga nos EUA desacelerou para 8,3% em agosto, Wall Street abre no "vermelho". S&P 500 e Nasdaq perdem mais de 2%.

A taxa de inflação homóloga nos Estados Unidos desacelerou para 8,3% em agosto, o que representa um recuo de 0,2 pontos percentuais face ao registado em julho, revelou o departamento do Trabalho norte-americano esta terça-feira.

Trata-se do segundo mês consecutivo de recuos, depois de ter tocado máximos de 40 anos em junho, quando atingiu os 9,1%, mas a leitura fica bastante aquém do alívio que era esperado pelos investidores.

A notícia está a pressionar os principais índices de Wall Street na abertura da sessão. O S&P 500 desvaloriza 2,12% para 4.023,11 pontos, enquanto o industrial Dow Jones recua 1,65% para 31.847,05 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq perde 2,88% para 11.913,55 pontos.

Esta desaceleração nos preços é explicada pelo recuo nos preços do gás. Contudo, os preços de alimentação e arrendamento continuaram a subir de forma significativa, de acordo com a Reuters.

Além disso, no que respeita à variação em cadeia, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos EUA aumentou 0,1% face ao registado em julho. Os analistas consultados pela Reuters antecipavam um recuo de 0,1%.

No que toca à taxa de inflação subjacente, que exclui os preços da energia e dos alimentos, esta aumentou para 6,3% em agosto, contra os 5,9% registados no mês anterior.

Estes dados deixam pistas sobre o ritmo de aumento das taxas de juro da Fed na próxima reunião, que está marcada para 20 e 21 de setembro. Na semana passada, o presidente do banco central reiterou que estar “fortemente comprometido” em controlar a inflação.

As cotadas ligadas ao setor tecnológico estão entre as mais penalizadas, na sequência da subida das yields da dívida pública norte-americana. A Amazon recua 4,55%, para 130,25 dólares; a Tesla perde 3,15%, para 294,84 dólares; e a Alphabeth, dona da Google, cede 3,42%, para 107,07 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação nos EUA desacelera menos do que o esperado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião