Formação e “atrair trabalhadores estrangeiros” é solução para falta de pessoas, diz Von der Leyen

A atração de trabalhadores para a Europa é um das medidas propostas pela presidente da Comissão Europeia, num momento em que as empresas na região se debatem com falta de pessoas.

A presidente da Comissão Europeia quer apostar na formação e na atração de trabalhadores estrangeiros especializados para responder à falta de pessoas nas empresas europeias. Von der Leyen propõe ainda 2023 como o Ano Europeu da Educação.

Queremos atrair trabalhadores estrangeiros especializados de uma forma controlada, que irão reforçar as empresas e o crescimento da Europa. Um primeiro passo importante é ter as suas qualificações melhor reconhecidas e mais rapidamente. A Europa tem de ser mais atrativa para aqueles que podem fazer alguma coisa e querem envolver-se”, diz Ursula Von der Leyen durante o discurso do Estado da União Europeia, esta quarta-feira, no Parlamento Europeu.

A atração de trabalhadores para a Europa é um das medidas propostas pela presidente da Comissão Europeia, num momento em que as empresas na região se debatem com falta de pessoas.

A taxa de desemprego é a menor de sempre. O que é bom! Mas, ao mesmo tempo, o número de ofertas está em níveis recorde. Seja camionistas, empregados de mesa, pessoal para o aeroporto. Seja enfermeiros, engenheiros ou técnicos de TI. De trabalhadores não qualificados a com formação universitária, a Europa precisa de todos”, alerta Von der Leyen.

Por isso, defende, a Europa deve “investir muito mais em formação e em educação adicional”. Uma aposta que deve ser feita em conjunto com as empresas, “porque sabem melhor que especialistas precisam hoje e no futuro”.

“Precisamos de alinhar melhor essa necessidade com as aspirações e as aspirações de quem procura trabalho tem para as suas carreiras”, ressalva.

“É por isso que proponho 2023 como o Ano Europeu para a Educação e, sobretudo, da educação contínua”, anunciou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Formação e “atrair trabalhadores estrangeiros” é solução para falta de pessoas, diz Von der Leyen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião