Nas notícias lá fora: petróleo, carregadores e Angola

  • ECO
  • 15 Setembro 2022

João Lourenço toma posse esta quinta-feira para um segundo mandato sob forte aparato policial. Singapura anunciou um plano para criar 20.000 empregos no setor financeiro nos próximos cinco anos.

A quebra das exportações russas de petróleo e gás não poderá ser compensada por um aumento da produção de petróleo e gás de xisto nos Estados Unidos, alertam os responsáveis desta indústria. E a subida do custo da energia levou o Japão a registar em agosto um défice comercial recorde de 19,75 mil milhões de euros. Ainda no setor da energia, Joe Biden anunciou que vai disponibilizar cerca de 900 milhões de dólares para construir uma rede de carregadores para carros elétricos em 35 estados norte-americanos.

Financial Times

Indústria do petróleo e gás de xisto dos EUA avisa que não pode salvar Europa face à subida dos preços

Os responsáveis pela indústria norte-americana do petróleo e gás de xisto alertam que não podem salvar a Europa aumentando o fornecimento de petróleo e gás este inverno, face à preocupação de que uma quebra nas exportações russas leve os preços do crude a subir acima dos 100 dólares por barril. “Não é como se os EUA pudessem bombear muito mais. A nossa produção é o que é”, disse Wil VanLoh, chefe do grupo de private equity Quantum Energy Partners, um dos maiores investidores do setor. “Não há nenhum resgate a chegar”, acrescentou.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

The Washington Post

EUA vão investir 900 milhões em rede de carregadores de carros elétricos em 35 estados

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou em Detroit que vai disponibilizar cerca de 900 milhões de dólares (cerca de 900 milhões de euros) para construir uma rede de carregadores para carros elétricos em 35 estados norte-americanos. Os 900 milhões de dólares fazem parte dos 7.500 milhões de dólares (cerca de 7.516 milhões de euros) contemplados para construir uma rede em todo o país. “Tenho o prazer de anunciar que aprovámos o financiamento para os 35 principais estados, incluindo o Michigan, para construir as suas próprias infraestruturas de carregamento”, disse Biden após visitar Salão do Automóvel Internacional da América do Norte. O Chefe de Estado destacou que a rede vai ter 500 mil postos de recarga que vão facilitar a operação de viaturas elétricas nos Estados Unidos.

Leia a notícia completa no The Washington Post (acesso livre, conteúdo em inglês)

Novo Jornal

João Lourenço toma posse para segundo mandato

Presidente eleito de Angola, João Lourenço, toma posse esta quinta-feira, dando início ao seu segundo mandato, perante 12 Chefes de Estado e dezenas de outros representantes, mas sem a presença do principal líder da oposição, que contestou os resultados. Nas ruas há uma forte presença policial para evitar quaisquer distúrbios. Na cerimónia de investidura do líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), vencedor das eleições de 24 de agosto, marcam presença o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o único país europeu a fazer-se representar ao mais alto nível, e diversos chefes de Estado africanos. Mas o presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) não vai estar presente.

Leia a notícia completa no Novo Jornal (acesso livre)

Bloomberg

Singapura anuncia plano para criar 20.000 empregos no setor financeiro

Singapura anunciou um plano para criar 20.000 empregos no setor financeiro nos próximos cinco anos, com o objetivo de manter o estatuto regional nessa área, apesar do atual clima económico adverso. A Autoridade Monetária de Singapura anunciou que a cidade-Estado asiática planeia adicionar entre 3.000 e 4.000 empregos em média todos os anos, entre 2021 e 2025, de modo a que o setor financeiro cresça anualmente até 5% durante este período. Entre as áreas em que Singapura procura criar empregos estão a gestão de riqueza e finanças sustentáveis, ao mesmo tempo que pretende desenvolver plataformas digitais para pequenas empresas, posicionar o país como um centro regional para a filantropia e impulsionar a digitalização de ativos financeiros.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Reuters

Japão regista défice comercial recorde em agosto

O Japão registou um défice comercial de 2,82 biliões de ienes (cerca de 19,75 mil milhões de euros) em agosto, o maior saldo negativo registado pela terceira maior economia mundial. Este é o terceiro mês consecutivo em que se verifica um défice na balança comercial, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Finanças. As exportações japonesas aumentaram 22,1%, enquanto o valor das importações aumentou 49,9%.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: petróleo, carregadores e Angola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião