Governo lança linha de crédito de 600 milhões para empresas de todos os setores

Linha será destinada a todos os setores e operacionalizada pelo Banco de Fomento. Governo espera "que esteja no terreno a partir da segunda quinzena de outubro".

O Governo vai lançar uma linha de crédito de 600 milhões de euros para as empresas de todos os setores, que sejam “afetadas por perturbações”, desde os altos preços da energia, das matérias-primas e às disrupções nas cadeias de abastecimento.

A linha será de “garantia mútua” e terá um prazo de oito anos, com uma carência de capital de 12 meses. É destinada às “empresas afetadas por perturbações, quer nos preços da energia, quer nos preços das matérias-primas, quer nas cadeias de abastecimento e nas disrupções das cadeias de abastecimento”, disse esta quinta-feira o ministro da Economia, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

É uma linha abrangente, para todos os setores. Não só para os setores envolvidos com custos de energia elevados, mas também para os setores com outros efeitos da cadeia de abastecimento e das matérias-primas”, continuou António Costa e Silva, detalhando que “cobre o comércio e os serviços”.

Como explicou o secretário de Estado Adjunto e da Economia, presente na conferência de imprensa, esta linha de crédito “não tem limitações”. “Os únicos limites são de financiamento por dimensão da empresa. É o único critério que pode limitar o financiamento”, explicou João Neves.

Esta linha será operacionalizada pelo Banco de Fomento e o Governo espera “que esteja no terreno a partir da segundo quinzena de outubro”.

Financiamento para o setor social

Também o setor social vai contar com uma linha de financiamento específica no valor de 120 milhões de euros, com duração até dezembro de 2023 e “para as IPSS fazerem face às necessidades e exigências sobretudo para a execução dos programas de investimento, em particular do PRR”.

Além disso, em conferência de imprensa, foi anunciada pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, uma comparticipação financeira de cinco milhões de euros para o setor social, com vista a apoiar as instituições do terceiro setor ao nível da fatura do gás.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo lança linha de crédito de 600 milhões para empresas de todos os setores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião