Supervisor cancela inscrição de 398 mediadores de seguros em agosto

  • Lusa
  • 18 Setembro 2022

Na sequência das ações de verificação pela ASF verificou-se um aumento significativo dos cancelamentos de registo de mediadores de seguros.

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) cancelou em agosto a inscrição no registo de 398 mediadores de seguros na sequência de “ações de verificação” realizadas, anunciou o supervisor.

“Na sequência das ações de verificação pela ASF do cumprimento da obrigação legal de celebração do contrato de seguro de responsabilidade civil profissional e do cumprimento dos requisitos de qualificação adequada dos mediadores de seguros, verificou-se um aumento significativo dos cancelamentos de registo de mediadores de seguros”, refere o supervisor em comunicado.

Assim, em agosto verificaram-se 398 cancelamentos de registos (contra apenas 13 em julho), o terceiro valor mensal mais elevado desde o início do ano e apenas superado pelos 489 cancelamentos em junho e 1.063 em abril.

De acordo com o balanço da ASF, em agosto assinalou-se também um crescimento do número de inscrições no registo de agentes de seguros, para 48, contra 27 em julho.

“Em agosto assinala-se um crescimento do número de inscrições no registo de agentes de seguros, em que 67% são pessoas singulares e 33% pessoas coletivas”, indica.

Relativamente às suspensões no registo de mediadores de seguros, ascenderam a 24 em agosto (29 em julho), sendo que “75% das decisões ocorreram por os mediadores pretenderem exercer funções legalmente incompatíveis, seja como pessoa diretamente envolvida na atividade de distribuição de seguros ou como membro do órgão de administração responsável pela distribuição de seguros”.

“As demais suspensões ocorreram por os mediadores pretenderem interromper temporariamente a atividade de distribuição de seguros”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supervisor cancela inscrição de 398 mediadores de seguros em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião