Energética constrói parque eólico em Penafiel com capacidade para 43 mil casas

  • Lusa
  • 19 Setembro 2022

O Zonda, como se vai chamar o parque eólico, vai criar "cerca de 290 postos de trabalho durante os períodos de ponta da sua construção".

O grupo internacional Capital Energy informou esta segunda-feira que vai iniciar, até ao final do ano, a construção do seu primeiro parque eólico, em Penafiel, no distrito do Porto, com capacidade para fornecer energia a 43 mil habitações.

“As nove turbinas eólicas desta infraestrutura renovável, com mais de 46 Megawatts, podem gerar uma eletricidade limpa suficiente para satisfazer o consumo anual de mais de 43.000 lares portugueses e evitar a emissão para a atmosfera de quase 41.000 toneladas de dióxido de carbono por ano”, lê-se numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo o investidor, foi garantida recentemente “a licença de produção desta instalação, que já dispunha das autorizações ambientais pertinentes”. O Zonda, como se vai chamar o parque eólico, “vai propiciar a criação de cerca de 290 postos de trabalho durante os períodos de ponta da sua construção, mobilizar um investimento total de 50 milhões de euros e gerar um impacto económico anual para os cofres locais de 400.000 euros”, lê-se ainda da informação.

Na fase de exploração e manutenção, o parque vai dar emprego permanente a cerca de 10 profissionais da zona e gerar, todos os anos e durante a sua vida útil, um impacto fiscal aproximado de 400.000 euros, de acordo com estimativas da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energética constrói parque eólico em Penafiel com capacidade para 43 mil casas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião