EDP Renováveis e Engie instalam dois parques eólicos offshore na Escócia com 2,3 GW de capacidade

A 'joint venture' entre as duas energéticas, a Ocean Winds, vai instalar dois parques eólicos offshore na Escócia, com uma capacidade instalada de 2,3 GW.

A Ocean Winds (OW), joint venture entre a EDP Renováveis e a francesa Engie, assegurou os direitos para o desenvolvimento de dois parques eólicos offshore na Escócia. De acordo com o comunicado divulgado esta segunda-feira pela empresa, os projetos terão uma capacidade total instalada de 2,3 gigawatts (GW).

O primeiro projeto será desenvolvido em parceria com a Mainstream Renewable Power e contará com uma capacidade de 1,8 GW. Já o segundo projeto terá uma capacidade de 500 megawatts (MW). Ambos os lotes ficarão localizados a leste das Ilhas Shetland. “Os parceiros estão comprometidos em desenvolver energia eólica offshore flutuante a uma escala industrial na Escócia, gerando empregos e oportunidades locais no país e nas Ilhas Shetland”, informa o comunicado.

O presidente executivo da Ocean Winds, Bautista Rodriguez, diz estar “orgulhoso” de ganhar os direitos de desenvolvimento destes dois projetos, “alcançando um portefólio de 14,5 GW” a nível mundial. “Com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e financiamento de operações, como pioneira na tecnologia flutuante, bem como na construção de projetos eólicos com estruturas fixas, estamos confiantes na nossa capacidade de desenvolver estes projetos flutuantes à escala comercial”, comentou, no mesmo comunicado.

Estas duas instalações juntam-se a uma terceira, conquistada durante o leilão ScotWind, em janeiro deste ano, em Moray Firth, o parque Caledonia de 2 GW.

“Com uma base comprovada de entrega de projetos, incluindo Moray East — o maior parque eólico offshore da Escócia — juntamente com projetos flutuantes pioneiros como o WindFloat Atlantic em Portugal, a OW está bem posicionada para aproveitar esta oportunidade de apoiar o crescimento de parques eólicos offshore na Escócia”, lê-se na nota.

Além destas aquisições, a Ocean Winds tem atualmente em construção dois parques eólicos offshore, também na Escócia — o Moray East (0,95 GW) e Moray West (0,88 GW). Feitas as contas, a joint venture conta com portfólio total de 6,1 GW de potência instalada no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis e Engie instalam dois parques eólicos offshore na Escócia com 2,3 GW de capacidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião