Banco de Fomento oficializa aumento de capital de 250 milhões

Instituição financeira concretiza aumento de capital para 505 milhões de euros, que era um dos marcos inscritos no PRR que deveria ter sido cumprido no primeiro trimestre de 2022.

O Banco Português de Fomento (BPF) anunciou esta terça-feira a concretização do aumento de capital social de 250 milhões de euros, para 505 milhões de euros. Era um dos marcos inscritos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e já deveria ter sido cumprido no primeiro trimestre deste ano.

Em comunicado enviado às redações, a instituição assinala que “esta operação, aprovada pela Comissão Europeia e financiada pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência, visa dotar o BPF da capacidade financeira para o pleno desenvolvimento da parceria nacional de implementação do programa InvestEU”.

No seguimento deste aumento de capital, a estrutura acionista do BPF ​passa a ser a seguinte:

  • Estado português, representado pela DGTF: 20,85% do capital social, representada por 105.278.919 ações;
  • IAPMEI: 73,25 % do capital social, representada por 369.890.110 ações;
  • Turismo de Portugal: 4% do capital social, representada por 20.211.564 ações;
  • AICEP: 1,9 % do capital social, representada por 9.619.407 ações.

Segundo dados oficiais da entidade ainda liderada por Beatriz Freitas, o BPF apoiou perto de 1.600 empresas portuguesas no primeiro semestre, por via de 556 milhões de euros de financiamento garantido e do coinvestimento de 44,7 milhões de euros em empresas, com recurso a instrumentos de capitalização.

Na semana passada, o ex-ministro da Economia, Pedro Siza Vieira culpou o PRR pelo “arranque difícil” do Banco de Fomento. “Quando surgiu [a bazuca europeia] decidimos incorporar a gestão de uma parcela significativa para reforçar o capital do BPF e lhe dar outro músculo. A colocação em execução dos fundos do PRR tem-se revelado extremamente complicada. Só por estes dias é que o Tribunal de Contas deu autorização” para o aumento de capital, alegou o ex-governante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento oficializa aumento de capital de 250 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião