Endividamento da economia cai para 792,5 mil milhões de euros em julho

  • Lusa
  • 21 Setembro 2022

O endividamento do setor público baixou 1,2 mil milhões, para 356,5 mil milhões de euros, e o endividamento do setor privado reduziu-se em mil milhões, para 435,9 mil milhões de euros.

O endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) reduziu-se 2,256 mil milhões de euros em julho, para 792,5 mil milhões de euros, informou esta quarta-feira o Banco de Portugal (BdP).

Segundo o BdP, o endividamento do setor público (administrações públicas e empresas públicas) baixou 1,17 mil milhões de euros, para 356,5 milhões de euros, enquanto o endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) reduziu-se em 1,08 mil milhões de euros, para 435,9 mil milhões de euros.

No setor público, a descida “resultou, essencialmente, numa redução do endividamento perante o exterior em 1,3 mil milhões de euros”. Já no setor privado, o endividamento das empresas privadas caiu cerca de 1,4 mil milhões de euros, “principalmente junto do setor financeiro e do exterior”.

Por outro lado, o endividamento dos particulares registou um incremento de 352 milhões de euros.

Em termos homólogos, face a julho de 2021, o endividamento das empresas privadas cresceu 2,8%, o que corresponde a uma desaceleração de 1,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

Quanto ao endividamento total dos particulares, este aumentou 4,2% relativamente ao período homólogo, menos 0,2 pontos percentuais do que o verificado em junho.

O BdP atualiza em 24 de outubro as estatísticas relativas ao endividamento do setor financeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia cai para 792,5 mil milhões de euros em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião