5 coisas que vão marcar o dia

É dia de previsões económicas e dados sobre os preços da habitação. António Costa termina a deslocação a Nova Iorque com uma intervenção na Assembleia Geral da ONU.

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) atualiza hoje as perspetivas económicas até ao final da legislatura. António Costa, primeiro-ministro, continua em Nova Iorque e vai discursar na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). No rescaldo da decisão da Fed, é a vez de o Banco de Inglaterra voltar a subir os juros. E o Instituto Nacional de Estatística (INE) português diz como evoluíram os preços da habitação entre abril e junho. Estes temas prometem marcar o dia.

Costa discursa em Nova Iorque

O primeiro-ministro intervém esta quinta-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas, no último dia da deslocação a Nova Iorque. O discurso está previsto para as 16h30, sendo que o dia arranca com uma reunião entre António Costa e o secretário-geral da ONU, o português António Guterres.

CFP atualiza perspetivas económicas

O CFP marcou uma conferência de imprensa para as 15h00 na qual atualizará as perspetivas económicas e orçamentais para o período de 2022 a 2026, o último da legislatura. Em março, com uma conjuntura muito diferente, o organismo estimava que Portugal fechasse 2022 com um défice de 1,6%. A divulgação ocorre numa semana em que o Presidente da República tem pressionado o Governo para que divulgue o cenário macroeconómico com que está a trabalhar no desenho do Orçamento do Estado para 2023.

Banco de Inglaterra sobe juros

No rescaldo de mais uma subida dos juros pela Fed americana, é a vez de o Banco de Inglaterra anunciar a sua decisão esta quinta-feira, pelas 12h00. Os economistas têm a expectativa de que o banco central britânico decida aumentar as taxas entre 50 e 75 pontos base, para tentar controlar a inflação. O anúncio estava originalmente marcado para a semana passada, mas o comité de política monetária decidiu adiá-lo por causa do período de luto e das cerimónias fúnebres da rainha Isabel II.

INE atualiza índice de preços da habitação

O INE vai publicar os últimos dados do Índice de Preços da Habitação referente ao segundo trimestre. Nos três meses anteriores, os preços da habitação em Portugal cresceram 12,9% face ao mesmo período do ano passado. Os preços das casas existentes subiram a um ritmo superior ao das casas novas.

Conselho de Segurança da ONU reúne

Apanhado de surpresa pela contraofensiva da Ucrânia, o Presidente Vladimir Putin da Rússia decidiu decretar a mobilização militar parcial no país para tentar dar resposta às forças ucranianas. Os militares na reserva serão convocados para combater e Moscovo promete retaliar “com todos os meios disponíveis”. É com este pano de fundo que acontecerá mais uma reunião ministerial do Conselho de Segurança da ONU, em Nova Iorque, em simultâneo com a Assembleia Geral da organização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião