Marcelo insiste que quer saber previsões económicas do Governo para 2023

Presidente voltou a pressionar o Governo para que divulgue cenário macroeconómico para o próximo ano e considerou que a discussão sobre a sustentabilidade da Segurança Social só deve acontecer depois.

O Presidente da República insistiu esta quarta-feira que o Governo tem de divulgar o cenário macroeconómico para o próximo ano, considerando que a discussão sobre a sustentabilidade da Segurança Social só deve acontecer apenas depois.

Em declarações transmitidas pela RTP3, o Chefe de Estado sublinhou que faltam “três semanas” para a entrega da proposta do Orçamento do Estado (OE), pelo que “é importante saber” as previsões macroeconómicas para 2023, nomeadamente no que concerne ao “crescimento do PIB, a evolução da inflação, do emprego e das contas públicas”, reiterou, depois de, no fim de semana, também ter alertado para esta necessidade de conhecer as previsões de base. “Já se sabe que é muito difícil, mas é importante haver uma previsão de base“, disse.

Nesse sentido, Marcelo Rebelo de Sousa apontou ainda que, após a viagem a Nova Iorque, vai marcar audições com os partidos com assento parlamentar, tendo em vista debater “o OE para o ano que vem e a situação económica e social vivida em Portugal”. “Haverá também um Conselho de Estado”, acrescentou o Presidente da República.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de Portugal vir a entrar em recessão em 2023, tal como admitido pelo presidente da CIP, Marcelo diz preferir “esperar para ver“, dado que havia quem pensasse que o segundo trimestre deste ano “já teria um crescimento negativo”, o que não aconteceu.

“Veremos os números que vêm da Europa no quatro trimestre”, afirmou o Presidente da República, sinalizando que as previsões para Portugal dependem “muito do ambiente internacional”.

Não obstante, o Chefe de Estado alertou que “aquilo que vivemos este ano é provavelmente diferente daquilo que vamos viver” no próximo ano. Mas disse esperar “que a incerteza que existe ligada à guerra não dure quatro, cinco, seis anos”. “O importante é saber as linhas com que os portugueses se cosem” e a margem que existe, reiterou, pressionando assim o Governo.

Quanto ao “debate” que tem marcado os últimos dias sobre a sustentabilidade da Segurança Social, Marcelo considera que neste âmbito se deve “pensar mais do que 2023”, sendo que a discussão depende do “do cenário para 2023”, mas também do “futuro pós”. “Eu começaria por dizer quais são as perspetivas para 2023”, atirou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo insiste que quer saber previsões económicas do Governo para 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião