Comprou Certificados do Tesouro há cinco anos? Vai receber um jackpot em outubro

Últimos Certificados do Tesouro Poupança Mais chegam agora ao fim com uma taxa de juro acima de 9%, à boleia da subida do PIB no último ano. Se os subscreveu há cinco anos, vai receber um jackpot.

Comprou Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) há cinco anos? Estão a chegar agora ao fim, mas antes trazem um jackpot: vão render uma taxa de juro acima de 9%, uma elevada rentabilidade que se deve sobretudo ao prémio que está associado ao bom desempenho da economia no último ano.

Isto quer dizer que, se aplicou 10.000 euros nestes certificados em outubro de 2017, além de receber de volta esse investimento, terá ainda direito um cheque de mais de 900 euros (em termos brutos) relativos a juros e ainda a um bónus que corresponde a 80% do crescimento do PIB. Dinheiro importante para fazer face ao aumento do custo de vida e da subida da prestação da casa, se for o seu caso.

Após o afundanço da economia durante a pandemia, Portugal registou altas taxas de crescimento no último ano e meio. Os últimos quatro trimestres apresentaram um crescimento médio do PIB português de 7,3%, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), pelo que o prémio dos CTPM a pagar pelo Estado em outubro será de 5,84%.

A este bónus junta-se a taxa de juro de 3,25% que estes títulos rendem no quinto e último ano de maturidade, impulsionando a taxa de remuneração final para os 9,09% em termos brutos (antes de impostos) — que fica aquém, ainda assim, da taxa de quase 11% que renderam nos últimos três meses (ver gráfico).

Certificados vão dar prémios chorudos em outubro

Fonte: IGCP e INE

Estes CTPM foram descontinuados no final de outubro de 2017, tendo dado lugar aos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) – que também já substituídos por outro produto no ano passado — com remunerações mais baixas.

Se tem estes CTPC na sua carteira, poderá contar com taxas crescentes até 2,25% (no sétimo ano) e também com um prémio do PIB (a partir do segundo ano, equivalente a 40% do crescimento económico). Contudo, ao contrário dos CTPM, o bónus nos CTPC está limitado a um máximo de 1,2%, independentemente de a economia crescer 3% ou 20%. E é este prémio que vai pagar nos próximos três meses, a que terá de somar a taxa de juro relativa ao ano do investimento.

Em relação aos Certificados do Tesouro Poupança Valor (CTPV), lançados pelo Governo em setembro do ano passado, e aqueles que irá encontrar se for agora a um balcão dos CTT, as remunerações são ainda mais baixas. Estes títulos pagam, em média, uma taxa bruta de 1% nos sete anos de maturidade, e um prémio que vem apenas no terceiro ano (a partir de setembro de 2024) e que corresponde a 20% da média de crescimento da economia, estando limitado a 1,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comprou Certificados do Tesouro há cinco anos? Vai receber um jackpot em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião