Combustíveis voltam a descer. Gasolina toca mínimo de dezembro de 2021

Quando for abastecer a viatura esta semana, deverá pagar 1,745 euros por litro de gasóleo simples e 1,685 euros por litro de gasolina simples 95.

Os preços dos combustíveis vão voltar a descer esta semana. A descida maior será a do gasóleo, mas, paulatinamente, os preços da gasolina já estão em níveis de dezembro do ano passado, muito antes da invasão da Ucrânia que veio ditar um agravamento dos preços da energia, e, consequentemente da inflação.

De acordo com os dados avançados ao ECO por uma fonte do mercado, o litro de gasóleo deverá ficar 1,5 cêntimos mais barato e o de gasolina deverá descer apenas um cêntimo esta segunda-feira. Ou seja, na bomba, prepare-se para pagar cerca de 1,745 euros por litro de gasóleo simples e 1,685 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados na semana passada.

Apesar de a descida da gasolina ser de apenas um cêntimo, é preciso recuar a 28 de dezembro de 2021 para encontrar um preço médio mais baixo nas bombas. Na semana posterior à invasão da Ucrânia pela Rússia, o preço da gasolina era de 1,832 euros por litro.

Já o gasóleo tem uma queda maior, mas ainda está muito acima dos valores antes da guerra (1,675 euros por litro). Apesar das quatro semanas consecutivas de descidas, é preciso recuar a 15 de agosto para encontrar o litro do gasóleo mais barato (1,729 euros).

Estes valores incorporam já os descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) dos combustíveis, a suspensão da atualização da taxa de carbono e também os descontos para o gasóleo agrícola. Medidas que o Governo decidiu prolongar até ao final do ano para ajudar as famílias a mitigar os efeitos da aceleração da inflação. A partir do final de outubro, os consumidores vão passar a ter uma ideia mais clara dos “descontos” resultantes da aplicação destas medidas, já que terão de ser obrigatoriamente discriminados na fatura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis voltam a descer. Gasolina toca mínimo de dezembro de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião