Reino Unido prepara revisão na atribuição de vistos para colmatar escassez de mão-de-obra

Esta revisão na atribuição de vistos a cidadãos estrangeiros poderá também trazer um alívio no requisito de fluência em inglês em alguns setores. Objetivo é colmatar falta de mão-de-obra.

A primeira-ministra britânica Liz Truss deverá avançar com uma revisão no sistema de atribuição de vistos no Reino Unido, de forma a combater a escassez de mão-de-obra em setores considerados “chave”, avança o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês). O objetivo é atrair profissionais estrangeiros para indústrias que estão a enfrentar dificuldades de recrutamento, como engenheiros informáticos, sendo que a medida poderá causar algum desconforto dentro do próprio governo, dado que alguns membros do executivo defendem uma política anti-imigração, de acordo com o jornal britânico.

Além disso, esta revisão na atribuição de vistos a cidadãos estrangeiros poderá também trazer um alívio no requisito de fluência em inglês em alguns setores, por forma a permitir que mais trabalhadores estrangeiros entrem no país. Ao mesmo tempo, poderá haver um alívio da exigência de um salário anual de 35.800 libras (cerca de 40.000 euros à taxa de câmbio atual) para acesso ao estatuto de residente após cinco anos de trabalho no Reino Unido.

Por outro lado, poderá também haver uma revisão sobre o limite imposto no número de trabalhadores sazonais para o setor agrícola, cujo valor atual (38 mil) é considerado insatisfatório face às necessidades. Segundo o Financial Times, a verificar-se, esta revisão é bem vista pelas associações empresariais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido prepara revisão na atribuição de vistos para colmatar escassez de mão-de-obra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião