Hoje nas notícias: Salário mínimo, eólicas flutuantes e partilhas

  • ECO
  • 27 Setembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Pela primeira vez desde 2013, os trabalhadores que recebem o salário mínimo deverão perder poder de compra este ano, devido à escalada da inflação. Leilão das eólicas flutuantes no mar só arranca em outubro de 2023. Cerca de meio milhão de portugueses já atualizou a conta bancária para receber o cheque de 125 euros. A marcar o dia está ainda a notícia de que poderá vir a existir um prazo para as famílias fazerem partilhas de terrenos.

Salário mínimo pode perder poder de compra pela primeira vez desde 2013

Se as previsões se concretizarem, os trabalhadores que recebem o salário mínimo (705 euros brutos, atualmente) vão perder poder de compra em 2022. Isto já que a subida foi de 6%, mas as previsões de inflação, que da parte do Governo apontam para 7,4% (e do CFP para 7,7%), indicam que poderá existir uma perda de poder de compra entre 1,4% e 1,7%. A confirmar-se, será a primeira vez desde 2013.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Leilão das eólicas flutuantes no mar só depois de outubro de 2023

Já foi criado o grupo de trabalho para definir as zonas marítimas onde poderão ficar os futuros parques eólicos offshore flutuantes, bem como outros temas como o reforço na rede elétrica, mas ainda não tem data para começar a trabalhar. O Ministério do Ambiente ainda não começou a desenhar a metodologia dos leilões, para avançarem no próximo ano, algo que não deverá acontecer antes de outubro de 2023.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

Mais de 500 mil atualizam conta bancária para receber bónus de outubro

Para receber o apoio de 125 euros do Governo para mitigar os efeitos da inflação é preciso ter as informações bancárias atualizadas. Mais de 500 mil pessoas avançaram com a atualização do IBAN junto das Finanças desde o anúncio do apoio, para poderem receber os 125 euros (a que acrescem 50 euros por dependente até aos 24 anos), que começam a ser pagos a 20 de outubro.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Famílias podem vir a ter prazo para partilhas de terrenos

Em Portugal, 30% dos 11,5 milhões de prédios rústicos existentes estão em situação de herança indivisa, ou seja, ainda não foram objeto de partilha. As conclusões fazem parte de um relatório do Grupo de Trabalho para a Propriedade Rústica (GTPR), que é apresentado esta terça-feira, sendo que entre as propostas para resolver o problema consta a imposição de “um prazo para que as heranças sejam feitas”, explica Rui Gonçalves, coordenador do GTPR, ao JN.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Sede que Pizarro queria para direção executiva do SNS já tem outro destino

O ministro da Saúde queria que o antigo edifício da Direção de Recrutamento Militar, no Porto, albergasse a sede da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Contudo, o imóvel vai dar lugar a 36 habitações de renda acessível, pelo que o Ministério da Saúde vai ter de escolher outro local. Na semana passada, Manuel Pizarro confirmou Fernando Araújo vai ser liderar a direção executiva do SNS e que a sede será no Porto.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Salário mínimo, eólicas flutuantes e partilhas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião