Alemanha prolonga funcionamento de duas centrais nucleares até meados de abril

  • Lusa
  • 28 Setembro 2022

Foi revertido oficialmente o plano de encerrar as suas centrais nucleares até ao final do ano. Ministro d'Os Verdes reconhece que é um passo “necessário” para evitar uma potencial falta de energia.

O governo alemão pretende manter duas das três centrais nucleares a funcionar até meados de abril para ajudar a prevenir uma eventual escassez de energia no inverno, disse terça-feira o ministro da Economia e Ação Climática.

O anúncio de Robert Habeck significa que o governo reverteu oficialmente o plano de encerrar as suas centrais nucleares até ao final do ano.

Habeck disse que a decisão de manter a funcionar as duas centrais no sul da Alemanha – a Isar 2, na Baviera, e a Neckarwestheim, a norte de Estugarda – no próximo ano é um passo “necessário” para evitar uma potencial falta de energia na rede.

Desde há muito que o partido de Habeck, Os Verdes, se opõe à energia nuclear. Nos últimos meses, contudo, reconheceu que vários fatores poderiam conduzir a uma redução severa do fornecimento de energia dura Net este inverno.

Os partidos da oposição têm defendido a manutenção das centrais nucleares em funcionamento e alguns avançam mesmo a reabertura de algumas já fechadas e a construção de mais.

O plano de encerramento da terceira central que ainda funciona, a Emsland no Estado da Baixa Saxónia, no norte do país, no final do ano mantém-se.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha prolonga funcionamento de duas centrais nucleares até meados de abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião