Confiança dos consumidores na Alemanha cai para novo mínimo histórico

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Setembro 2022

O valor atual do índice de confiança dos consumidores na Alemanha é o mais baixo desde o início da recolha destes dados, em 1991.

A confiança dos consumidores na maior economia europeia deverá cair pelo quarto mês consecutivo, atingindo novos mínimos históricos, à medida que a alta inflação e os elevados custos de energia não dão sinais de alívio às famílias.

O índice de confiança do consumidor da Alemanha para outubro baixou para -42,5 pontos, comparativamente com -36,8 pontos em setembro, de acordo com as projeções divulgadas esta quarta-feira pela GfK, que utiliza dados do mês atual para projetar a confiança dos consumidores no mês seguinte.

Este valor é o mais baixo de sempre para o índice de confiança dos consumidores alemães desde a primeira vez em que foi realizado este inquérito no país, em 1991. Os mínimos históricos anteriores haviam sido atingidos na primavera de 2020, altura em que a pandemia de Covid-19 estava ainda no seu início e foram decretados confinamentos rigorosos para conter o contágio.

Segundo o GfK, a principal razão para o declínio acentuado das atitudes dos consumidores na Alemanha é a redução das expectativas de rendimento no mês corrente (setembro) para um mínimo histórico, o que também leva a um declínio na propensão para comprar e a uma diminuição das expectativas económicas, exacerbando a tendência de recessão.

“As atuais taxas de inflação muito elevadas de quase 8% conduzem a grandes perdas de rendimento real entre os consumidores e, portanto, a uma redução significativa do poder de compra“, comentou Rolf Burkl, um perito do instituto alemão.

Além disso, o facto de muitas famílias atualmente se verem “obrigadas a gastar significativamente mais em energia ou a guardar dinheiro para contas de aquecimento bastante mais elevadas” leva a que tenham de “cobrir outros custos, tais como novas compras”, o que está a fazer com que “o sentimento do consumidor se agrave para um novo recorde baixo”, assinalou Rolf Burkl.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores na Alemanha cai para novo mínimo histórico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião