Hoje nas notícias: gás, lucros das energéticas e habitação

  • ECO
  • 29 Setembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Depois do início da guerra na Ucrânia, Portugal importou mais de 300 mil toneladas de produtos petrolíferos da Rússia. O Governo português vai votar a favor da proposta de Bruxelas que prevê “uma contribuição temporária de solidariedade sobre os lucros excedentários gerados pelas atividades nos setores do petróleo, gás, carvão e refinaria”. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Portugal importou gás russo após início da invasão da Ucrânia

Portugal importou mais de 300 mil toneladas de produtos petrolíferos da Rússia após o início da guerra na Ucrânia. Desde 24 de fevereiro, pelo menos cinco navios que transportavam gás natural liquefeito (GNL) atracaram no Porto de Sines, provenientes de portos russos. Além disso, Portugal auxiliou, de forma indireta, este comércio internacional de produtos petrolíferos russos, visto que pelo menos seis barcos com bandeira portuguesa, de duas empresas com sede no Funchal, transportaram carvão entre a Rússia e diversos países europeus.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Portugal vai votar a favor da proposta de Bruxelas sobre lucros extraordinários no setor da energia

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus anunciou que Portugal vai votar na sexta-feira a favor da proposta da Comissão Europeia para a criação de uma contribuição extraordinária sobre lucros de empresas do ramo da energia, taxando-os em pelo menos 33%. A proposta de Bruxelas foi anunciada em 14 de setembro e prevê “uma contribuição temporária de solidariedade sobre os lucros excedentários gerados pelas atividades nos setores do petróleo, gás, carvão e refinaria” a cobrar pelos Estados-membros, com as receitas “redirecionadas para os consumidores”.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso livre)

CML investe nas rendas, PS fala em 2.000 casas “na gaveta”

Partidos na Câmara de Lisboa discordam nas formas de resolver o problema da habitação, sendo que o Executivo camarário defende o apoio ao pagamento de rendas. Este apoio abrange 250 pessoas e deve chegar acima das 300 este ano, segundo a vereadora da habitação. Já o PS diz que “os projetos que estavam lançados e adjudicados estão a avançar, mas os restantes não saem do papel”. “Temos duas mil casas metidas na gaveta”, diz a vereadora socialista Inês Drummond.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Água por faturar gera perda anual de 264 milhões

As perdas geradas pela água por faturar atingiram os 264 milhões de euros anuais. O desperdício que se verificou seria suficiente para encher 11 piscinas olímpicas por hora durante um ano. Pelo país, as regiões hidrográficas mais afetadas por esta situação são o Minho, Lima e Douro.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Com casos a aumentar, R(t) em Portugal volta a subir para 1,06

Está a verificar-se um aumento no número de casos de Covid-19 identificados em Portugal, fazendo subir o índice de transmissibilidade, R(t) do coronavírus SARS-CoV-2 de 1,02 para 1,06. Segundo o último relatório do INSA, todas as regiões têm um R(t) acima de 1. Mesmo assim, a média de novos contágios diários continua a estar entre as mais baixas registadas ao longo deste ano.

Leia a notícia completa na TSF (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: gás, lucros das energéticas e habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião