5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 29 Setembro 2022

No dia em que o primeiro-ministro volta à AR para um debate sobre política geral, há Conselho de Ministros para aprovar diplomas que vão definir a nova estrutura e metodologia do novo aeroporto.

António Costa vai esta quinta-feira à Assembleia da República para um debate sobre política geral, no mesmo dia em que o Conselho de Ministros deverá aprovar diplomas sobre o novo aeroporto. Há também dados do INE sobre o emprego, a confiança dos consumidores e o clima económico, ficando ainda a conhecer-se as entidades selecionadas para investimento ao abrigo do programa Consolidar.

Debate sobre política geral com António Costa

O primeiro-ministro vai regressar esta quinta-feira ao Parlamento para o debate regimental, uma semana e meia antes de o Governo entregar a sua proposta de Orçamento do Estado para 2023 a 10 de outubro. Este será o terceiro debate desta legislatura, já que António Costa só fez um debate sobre política geral em junho e o estado da Nação no final de julho.

Como evolui o emprego? E a confiança dos consumidores?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quarta-feira os dados relativos ao mercado de trabalho em Portugal no mês de agosto, bem como os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores referentes a setembro. Em julho, a taxa de desemprego fixou-se em 5,9%, menos 0,1 pontos percentuais face a junho. Já o indicador de confiança dos consumidores estabilizou em agosto, enquanto o clima económico diminuiu.

Conselho de Ministros com foco no novo aeroporto

Esta quinta-feira há Conselho de Ministros, no qual será aprovado um conjunto de diplomas sobre o novo aeroporto, com o propósito de definir a nova estrutura e metodologia. Para já, sabe-se que três entidades independentes irão escolher o coordenador da comissão técnica responsável pela avaliação estratégia ambiental, enquanto a decisão final sobre a localização só deverá chegar no 2.º semestre de 2024.

Banco de Fomento anuncia resultados do programa ‘Consolidar’

Um dia depois de duplicar a dotação do programa Consolidar para 500 milhões de euros, o Banco Português de Fomento divulga esta quinta-feira as entidades selecionadas para investimento ao abrigo deste promotor do investimento em pequenas e médias empresas (PME) e mid caps impactadas pela pandemia. Das 33 candidaturas apresentadas em fevereiro terão sido escolhidas 13, de acordo com os resultados do concurso divulgados em comunicado na quarta-feira, mas apagado pouco depois.

Novas ações da Porsche entram em bolsa

O capital da Porsche é colocado na bolsa de Frankfurt a partir desta quinta-feira, num total de 911 milhões de ações emitidas. Os títulos serão repartidos em dois lotes: 455,5 milhões de ações preferenciais e 455,5 milhões de ações ordinárias. Na semana passada, a Volkswagen disse que espera encaixar entre 8.710 e 9.390 milhões de euros com a Oferta Pública de Venda (OPV) do fabricante de carros desportivos, sendo que o preço inicial da ação preferencial da Porsche se situará entre 76,50 e 82,50 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião