Taxa de desemprego recua para 5,9% em julho

A taxa de desemprego caiu para 5,9% em julho, um recuo de 0,1 pontos percentuais face ao registado em junho. População desempregada recuou para 306,2 mil pessoas.

A taxa de desemprego em Portugal recuou ligeiramente em julho, para 5,9%, de acordo com os dados provisórios divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se de uma queda de 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior e uma melhoria de 0,7 p.p. na comparação homóloga.

Numa nota informativa divulgada anteriormente, o INE indicava que a taxa de desemprego tinha avançado 0,1 pontos em junho face a maio, para 6,1%. Agora, o instituto refere que a taxa de desemprego em junho terá sido de 6%, uma estabilização face ao mês anterior.

Quanto a julho, o INE adianta que o desemprego em Portugal recuou para 5,9%, isto é, um “valor inferior ao do mês precedente em 0,1 pontos percentuais (p.p.) e ao de julho do ano anterior em 0,7 p.p., tendo permanecido inalterada em relação a três meses antes”.

Neste contexto, a população desempregada recuou 1,1% em julho face a junho para 306,2 mil pessoas (menos 3,5 mil pessoas desempregadas). Relativamente a igual período de 2021, há uma queda de 10,2% (menos 34,8 mil pessoas desempregadas).

Evolução da população desempregada e taxa de desemprego em Portugal

Fonte: INE

Quanto à população empregada, foi estimada em 4.876,2 mil pessoas, isto é, um decréscimo de 0,1% face a junho (menos 3,6 mil pessoas empregadas), bem como face aos três meses anteriores. Não obstante, a população empregada registou um aumento de 0,9% comparativamente com igual período do ano passado.

Já a população ativa recuou 0,1% face ao mês anterior (menos sete mil pessoas), mas aumentou 0,1% face a igual período de 2021 para 5.182,5 mil pessoas. O INE explica estes valores com a redução da população empregada, bem como da população desempregada.

Em contrapartida, a população inativa aumentou 0,3% em julho face ao mês anterior e subiu 0,1% face aos três meses anteriores, mas encolheu 1% face a igual período de 2021, estando estimada em 2.478 mil pessoas. O gabinete de estatísticas explica esta tendência essencialmente devido ao “acréscimo do número de outros inativos, os que nem estão disponíveis, nem procuram emprego (8,5 mil; 0,4%) e do número de inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar (4,3 mil; 11,8%)”, adianta a nota.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h56)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego recua para 5,9% em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião