Prestações de desemprego atingem em julho o número mais baixo de sempre

  • Lusa
  • 22 Agosto 2022

As prestações de desemprego registaram uma queda de 2,4% em julho, face ao mês anterior, e de 33,7% comparando com o período homólogo.

O número de beneficiários das prestações de desemprego caiu em julho para 159.768, atingindo o número mais baixo desde o início da série estatística publicada pela Segurança Social, em 2006. As prestações de desemprego registaram uma queda de 2,4% em julho, face ao mês anterior, e de 33,7% comparando com o período homólogo, totalizando 159.768, mostram as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

“Na variação homóloga, os números revelam uma diminuição de 81.220 beneficiários”, salienta o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que elabora a síntese mensal. O sexo feminino representava em julho 58,4% do total de beneficiários das prestações de desemprego e o sexo masculino 41,6%.

O número de beneficiários do subsídio de desemprego foi de 121.623, um aumento de 0,2% face a junho e uma diminuição de 27,8% em relação ao período homólogo, ou seja, menos 46.889. Já o subsídio social de desemprego inicial foi processado a 4.939 beneficiários em julho, uma queda de 1,4% mensal uma redução de 30,8% comparando com o mesmo mês de 2021.

No caso do subsídio social de desemprego subsequente registou-se em julho um aumento de beneficiários, em 2,1% comparando com junho e em 109,7% em relação ao período homólogo, para 27.142 em julho. A prorrogação extraordinária da concessão do subsídio de desemprego foi processada a 164 pessoas, mantendo a tendência de redução dos últimos meses. Em julho, o valor médio das prestações de desemprego situou-se nos 550,19 euros.

Trabalhadores em ‘lay-off’ aumentam em julho para 7.145

O número de trabalhadores em lay-off totalizou 7.145 em julho, um aumento de 13% face ao período homólogo e de 5,7% em relação ao mês anterior, segundo as estatísticas mensais divulgadas pela Segurança Social.

Segundo a síntese elaborada pelo Gabinete de Planeamento e Estratégia (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, “o número de beneficiários/as de prestações de lay-off (concessão normal, de acordo com o previsto no Código de Trabalho) foi de 7.145, em julho de 2022″.

A maioria dos trabalhadores abrangidos (6.623) estava no regime de redução de horário de trabalho, que registou um acréscimo mensal de 3,7% (mais 237 pessoas).

Já o regime de suspensão temporária do contrato de trabalho abrangeu 522 pessoas, tendo aumentado 40,7% face ao mês anterior (mais 151).

Estas prestações foram processadas para 109 entidades empregadoras, ou seja, mais sete que no mês anterior.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prestações de desemprego atingem em julho o número mais baixo de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião