Reduzir impostos ajuda mas há outras coisas a considerar, diz Siza Vieira

  • ECO
  • 30 Setembro 2022

Siza Vieira não comenta as declarações do seu sucessor sobre uma descida transversal do IRC, mas reitera que, embora ajude baixar impostos, há muitas coisas a equacionar na política económica.

A redução do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) tem sido um dos assuntos mais discutidos das últimas semanas, com o ministro da Economia, António Costa Silva, a defender que deve ser transversal a todas as empresas. No entanto, o antigo detentor do cargo mostra-se reticente com esta opção. “Reduzir impostos ajuda sempre, mas em política económica há muitas coisas que têm de se equacionar”, afirma Pedro Siza Vieira, numa entrevista ao jornal Expresso (acesso pago).

Para justificar o seu ponto de vista, o antigo responsável aponta a “história”, que mostra que “as empresas investem quando sentem que o seu investimento tem retorno“. Isto é, há condicionantes além dos instrumentos fiscais, até porque o que os investidores valorizam é a estabilidade política, económica e social e o facto de Portugal ser percecionado como um país “em que se pode confiar”.

Entre as “condições muito vantajosas de atração de investimento”, Siza Vieira destaca, além da localização e do clima — que dá ao país um “enorme potencial” nas energias renováveis –, a “população muito mais qualificada”. Aliás, o interesse estrangeiro nos profissionais nacionais será, segundo o agora advogado da PLMJ, um dos fatores da subida dos salários em Portugal, juntamente com o facto de as empresas portuguesas estarem a “crescer em produtividade, a exportar para outros mercados e a aumentar as suas margens, o que lhes permite pagar melhor”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reduzir impostos ajuda mas há outras coisas a considerar, diz Siza Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião