Teixeira dos Santos defende Medina contra Costa Silva no IRC

  • ECO
  • 24 Setembro 2022

Apesar de referir que seria "desejável" uma descida da carga fiscal para as empresas, Teixeira dos Santos critica Costa Silva por ter falado "em público" sobre uma matéria que compete a Medina.

Um antigo ministro das Finanças vem defender o papel do atual ministro, Fernando Medina, contra a posição pública do ministro da Economia, António Costa Silva, sobre a redução transversal do IRC. Teixeira dos Santos refere que uma decisão sobre uma matéria fiscal “compete ao ministro das Finanças e, claro, ao primeiro-ministro”.

Não me parece que seja correto qualquer ministro falar em público sobre o que devem ser os impostos, ocupando o que deve ser o espaço de comunicação do Governo que compete ao ministro das Finanças e, claro, ao primeiro-ministro”, afirmou Teixeira dos Santos, em entrevista ao Público (acesso pago), acrescentando que um “membro do Governo não pode exprimir publicamente as suas opiniões pessoais” e que “deverá fazê-lo no Governo”.

Não obstante, o antigo governante defende ainda que seria “desejável” que exista “um alívio da carga fiscal da nossa economia quer ao nível das empresas, quer ao nível das famílias”, mas avisa que para o o feito é necessário ter “uma situação de finanças públicas suficientemente robusta” de modo a que “uma medida dessas possa ser tomada e ser sustentada ao longo do tempo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Teixeira dos Santos defende Medina contra Costa Silva no IRC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião