Siza Vieira contra “redução transversal” do IRC proposta por Costa Silva

  • ECO
  • 20 Setembro 2022

O ministro da Economia, Costa Silva, sinalizou uma "redução transversal" do IRC. Siza Vieira questiona o impacto da medida e mostra-se mais favorável ao aumento da dedução dos lucros reinvestidos.

O ministro da Economia, António Costa Silva, disse que “seria extremamente benéfico” o Governo avançar com uma “redução transversal” do IRC. Mas o seu antecessor, Pedro Siza Vieira, questiona o impacto dessa medida, mostrando-se “mais favorável ao aumento da dedução de lucros retidos e reinvestidos do que de uma redução mais geral da taxa de IRC”.

Em declarações ao Público (acesso condicionado), Siza Vieira, que era o número dois de António Costa no anterior Executivo, diz que, embora a medida conste do programa do Governo, surge enquadrada como uma forma “de “apoio ao investimento empresarial” e “no contexto do famoso acordo de rendimentos e produtividade”.

No fim de semana, Costa Silva defendeu que a baixa do IRC seria “um sinal extremamente importante para toda a indústria” e que dependeria das negociações em sede de Concertação Social no âmbito do Acordo de Rendimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Siza Vieira contra “redução transversal” do IRC proposta por Costa Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião