Portugal vai à Alemanha para tentar captar “Autoeuropa ferroviária”

Com 15 empresas representadas, Portugal tem maior presença de sempre na principal feira da indústria ferroviária mundial. Ministro Pedro Nuno Santos vai estar em Berlim na quarta-feira.

Portugal nunca esteve tão representado na feira mundial da ferrovia. Até sexta-feira, 15 empresas nacionais vão participar na feira de tecnologia de transportes InnoTrans, que vai decorrer na cidade alemã de Berlim após quatro anos de interregno. O cluster português vai tentar captar a “Autoeuropa ferroviária” e conta com a ajuda do ministro Pedro Nuno Santos.

Entre 2.834 empresas participantes, de 56 países, Portugal vai tentar captar interessados porque “tem condições únicas para a atração e localização da indústria ferroviária“, refere ao ECO o diretor executivo da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PRP), que já conta com um total de 101 associados.

“Somos um país seguro, tecnológico, temos recursos humanos e engenharia altamente qualificada, que sabe bem receber e contamos com uma localização geoestratégica preferencial”, assinala Paulo Duarte.

A presença na InnoTrans também vai servir para impulsionar as exportações: “Pretendemos mostrar as nossas competências, permitindo a entrada das nossas empresas nas cadeias de fornecedores internacionais relevantes, alavancando as suas exportações e a divulgação que em Portugal se faz bem”.

As empresas portuguesas em Berlim cobrem vários aspetos dos comboios e dos sistemas ferroviários: para o interior dos veículos, serão mostradas as soluções da Amorim Cork, Couro Azul, Lantal e MCG. Na área tecnológica e da engenharia, destaque para as presenças da Efacec e da Mota-Engil. A CP também vai estar presente neste acontecimento.

Paulo Duarte assume que a presença de Portugal poderia ser mais alargada, “se tivesse sido possível atender a todos os pedidos recebidos”. Contudo, as marcações já estavam feitas desde 2018, para a feira que iria decorrer dois anos depois – e que a Covid-19 impediu que se realizasse.

Somos um país seguro, tecnológico, temos recursos humanos e engenharia altamente qualificada, que sabe bem receber e contamos com uma localização geoestratégica preferencial

Paulo Duarte

Diretor executivo da Plataforma Ferroviária Portuguesa

Pedro Nuno Santos em Berlim

A acompanhar a maior presença de sempre de Portugal na InnoTrans vai estar o ministro das Infraestruturas e da Habitação. Assumidamente defensor da ferrovia, Pedro Nuno Santos vai visitar o certame na quarta-feira, da parte da tarde.

O que esperamos do ministro é a mesma força e dinâmica com que acreditou em nós desde a primeira hora, com os desafios lançados e a concretização de todos os planos e investimentos em curso na ferrovia nacional, quer ao nível das infraestruturas, quer do material circulante. Ao contrario do que já sucedeu no passado, a sua concretização terá de ser irreversível”, destaca Paulo Duarte.

Já a preparar a edição de 2024 da InnoTrans, a delegação nacional remata: “O desafio que aqui viemos colocar na Alemanha é da criação de uma Autoeuropa ferroviária em Portugal, porque temos todas as condições a oferecer”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai à Alemanha para tentar captar “Autoeuropa ferroviária”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião