Desemprego estabiliza nos 6% em agosto na Zona Euro e na UE

  • Joana Abrantes Gomes
  • 30 Setembro 2022

Dados do Eurostat revelam que desemprego estabilizou em 6% na UE e 6,6% na Zona Euro em agosto. Com taxa de 6%, Portugal igualou média da UE e ficou abaixo do conjunto de países da moeda única.

O número de pessoas no desemprego na Zona Euro e na União Europeia (UE) manteve em agosto os níveis do mês anterior. No entanto, em comparação com o ano passado, verificou-se um recuo na taxa de desemprego (corrigida de sazonalidade) de 7,5% para 6,6% entre os países da moeda única e de 6,8% para 6% no conjunto dos 27 Estados-membros, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.

Estima-se que 12,921 milhões de pessoas em todo o bloco comunitário, das quais 10,966 milhões na Zona Euro, estiveram desempregadas no mês passado. Comparando com agosto de 2021, o desemprego baixou em 1,682 milhões na UE e 1,358 milhões nos países do euro, enquanto na variação em cadeia a queda foi menos significativa: menos 52 mil pessoas desempregadas na UE e menos 30 mil no bloco da moeda única.

Com uma taxa de desemprego de 6% em agosto, Portugal igualou a UE27 e ficou abaixo da média da Zona Euro. Em comparação com os restantes Estados-membros, Portugal tem a 16.ª taxa de desemprego mais baixa (ou a 10.ª mais alta).

A destacar-se com as taxas de desemprego mais baixas estão a República Checa (2,4%), Polónia (2,6%) e Alemanha (3%). Em contrapartida, Espanha (12,4%) e Grécia (12,2%) são os únicos países com uma taxa de desemprego acima de dois dígitos.

Os dados sobre o desemprego jovem revelam que, em agosto, havia 2,614 milhões de jovens (com menos de 25 anos) desempregados na UE, dos quais 2,136 milhões na Zona Euro. A taxa de desemprego dos jovens estabilizou em 13,8% no conjunto dos 27 face a julho, mas caiu para 13,9% na área do euro, depois de se ter fixado em 14% no mês anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego estabiliza nos 6% em agosto na Zona Euro e na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião