Desemprego estabiliza nos 6% em agosto

A taxa de desemprego de julho foi revista em alta para 6%. Em agosto, valor estabilizou, sendo o quarto mês consecutivo com ao mesmo nível.

A taxa de desemprego estabilizou nos 6% em agosto, sendo que o valor de julho foi revisto em alta (de 5,9% para 6%), segundo mostram os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. É assim o quarto mês consecutivo que este indicador se mantém neste nível.

Comparando com o ano anterior, o valor da taxa de desemprego foi inferior ao do mês homólogo de 2021 em 0,3 pontos percentuais. Já a população inativa atingiu no mês passado o valor mais baixo desde fevereiro de 1998 (2.461,8 mil pessoas).

Em agosto de 2022, “estima-se que a população ativa tenha tido um acréscimo, em relação ao mês anterior, de 7,0 mil pessoas (0,1%) e que a população inativa tenha tido um decréscimo de 8,8 mil (0,4%)”, diz o INE, com base nos dados provisórios.

A explicar a diminuição da população inativa estiveram os decréscimos “observados nos três grupos de inatividade que a compõem, com destaque para o número de inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar (3,5 mil; 8,6%) e de outros inativos, os que nem estão disponíveis, nem procuram emprego (4,4 mil; 0,2%)”.

A subutilização do trabalho também diminuiu, abrangendo 612,6 mil pessoas em agosto, número inferior ao do mês anterior (3,9 mil; 0,6%), ao de três meses antes (4,5 mil; 0,7%) e ao do período homólogo de 2021 (31,4 mil; 4,9%). “A taxa de subutilização do trabalho correspondente foi estimada em 11,4% e seguiu uma evolução idêntica”, lê-se no destaque.

(Notícia atualizada às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego estabiliza nos 6% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião