BCE não deve subir juros muito depressa, alerta Centeno

  • ECO
  • 29 Setembro 2022

Governador do Banco de Portugal considera que BCE não deve subir as taxas rapidamente, sob pena de prejudicar a economia. Centeno também não quer debate apressado sobre redução da carteira de dívida.

O Banco Central Europeu (BCE) não deve subir as taxas de juro muito rapidamente, pois poderia colocar um travão injustificado na economia, alertou esta quinta-feira o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

“Isso poderá diminuir o investimento num período em que precisávamos muito dele”, adiantou Centeno numa conferência na Lituânia, citado pela agência Reuters, acrescentando que subidas muito rápidas das taxas de juro podem obrigar o banco central a reverter os aumentos, o que seria prejudicial.

Desde julho, o BCE já subiu as taxas em 125 pontos base e prometeu mais subidas para conter a escalada da inflação que vai a caminho dos 10%, níveis históricos para a Zona Euro. Há quem defenda que o banco central deva voltar a aumentar as taxas em 75 pontos base na próxima reunião do conselho de governadores.

Centeno defende “passos mais pequenos quanto o possível”. “Há uma coisa com a qual estou sempre preocupado enquanto decisor, que é não ser forçado a voltar para trás no caminho que temos de seguir”, referiu o responsável português em entrevista dada à Bloomberg a partir da capital lituana.

“Se andarmos para frente e para trás, isso vai enviar sinais confusos aos mercados, aos agentes, aos nossos cidadãos – isso é mau”, salientou.

O antigo ministro das Finanças português considerou ainda que não se deve apressar o debate sobre a redução da carteira de obrigações do BCE, defendendo que o foco deve estar agora centrado na normalização da política monetária.

“Neste momento, a antecipação de outros debates pode, na minha opinião, ter um efeito desestabilizador que precisamos realmente de evitar”, disse Centeno. “Temos um caminho para a normalização da política monetária e esse é o foco neste momento”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE não deve subir juros muito depressa, alerta Centeno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião