Recessão ameaça Zona Euro com inflação a castigar consumo

  • ECO
  • 23 Setembro 2022

Zona Euro volta a dar sinais preocupantes em relação à sua condição económica. A atividade económica voltou a deteriorar-se em setembro, devido ao impacto da subida dos preços nas famílias e empresas.

A atividade económica na Zona Euro voltou a degradar-se este mês, dando sinais de que a economia da região não deverá escapar a uma recessão, devido ao impacto da subida dos preços no consumo das famílias e nos negócios das empresas.

O índice de compras dos gestores (PMI) da S&P Global, visto como um bom indicador para avaliar a saúde da economia, caiu para 48,2 em setembro, em relação aos 48,9 registados no mês anterior, em linha com o esperado pelos analistas sondados pela Reuters. Leituras abaixo dos 50 apontam para uma contração.

“Uma recessão da Zona Euro está em cima da mesa, com as empresas a reportarem um agravamento das condições de negócio e uma maior pressão dos preços associada ao aumento dos custos energéticos”, referiu Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global.

“Embora haja sinais de alívio nos constrangimentos nas cadeias de fornecimento, as preocupações mudaram-se claramente para a energia e a subida do custo de vida, que não estão só a atingir a procura, como também estão a limitar a produção das fábricas e a atividade do setor de serviços em alguns casos”, acrescentou.

A procura global caiu para o nível mais baixo desde novembro de 2020, quando a região foi atingida pela segunda vaga de casos de Covid-19.

O índice PMI do setor de serviços caiu dos 49,8 para os 48,9, registando leitura abaixo dos 50 pelo segundo mês seguido. Os analistas esperavam uma queda mais modesta para 49,0.

Também as fábricas tiveram um pior mês do que era esperado, com o índice PMI a afundar dos 49,6 para 48,5 – comparado com os 48,7 previstos.

Uma poll divulgada no início deste mês pela Reuters dá uma probabilidade de 60% de a Zona Euro deslizar para uma recessão dentro de um ano.

Além da guerra da Rússia na Ucrânia, a inflação (à boleia do disparo dos preços da energia) e subida dos juros do Banco Central Europeu (BCE) vão continuar a pesar sobre a economia nos próximos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recessão ameaça Zona Euro com inflação a castigar consumo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião