Lisboa perde 2,5% com EDP Renováveis e Galp a caírem mais de 3%

Bolsas terminam semana complicada com mais perdas. PSI afunda recua 2,5% com todas as cotadas no vermelho. EDP Renováveis e Galp cedem mais de 3%.

A semana foi complicada para os investidores, depois da nova vaga de aumentos de taxas de juros de vários bancos centrais em todo o mundo. As bolsas não têm grande descanso esta sexta-feira e voltam a registar perdas acentuadas, depois dos novos dados económicos apontarem o caminho da Zona Euro para uma recessão. Lisboa não é exceção.

O PSI cai 2,55% para 5.533,86 pontos, e prepara-se para fechar a semana com uma desvalorização acumulada de mais de 3% desde a passada segunda-feira.

Todas 15 cotadas que compõem o índice de referência nacional no vermelho, com a Galp a cair 3,47% e a EDP Renováveis a ceder 3,65%. As ações do BCP cedem 1,72% para 0,1372 euros. EDP e Jerónimo Martins, os outros pesos pesados, também estão em baixa de 1,97% e 2,67%, respetivamente.

Galp cai mais de 3%

Lá por fora, depois de uma abertura com perdas ligeiras, os investidores intensificaram a pressão vendedora assim que foram revelados novos dados sobre a economia. O Stoxx 600 recua mais de 1%, depois de fechar em mínimos desde janeiro de 2021. As praças de Madrid, Paris e Frankfurt também cedem entre 1% e 1,2%.

A atividade económica na Zona Euro voltou a degradar-se este mês, dando sinais de que a economia da região não deverá escapar a uma recessão, devido ao impacto da subida dos preços no consumo das famílias e nos negócios das empresas. O índice de compras dos gestores (PMI) da S&P Global, visto como um bom indicador para avaliar a saúde da economia, caiu para 48,2 em setembro, em relação aos 48,9 registados no mês anterior

E isto depois de uma semana intensa em reuniões de bancos centrais. A Fed subiu os juros em 75 pontos base pela terceira vez seguida e apontou para mais subidas, assumindo um modo agressivo que não foi bem recebido no mercado, tendo em conta o risco de recessão. O Banco de Inglaterra também aumentou as taxas em 50 pontos base esta quinta-feira.

(Notícia atualizada às 10h17 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa perde 2,5% com EDP Renováveis e Galp a caírem mais de 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião