Eurostat confirma inflação de 9,1% na Zona Euro em agosto

Taxa homóloga atingiu 9,1% em agosto, em linha com a estimativa anterior do Eurostat. Na União Europeia, o índice acelerou para 10,1%.

Os preços na Zona Euro aceleraram em agosto, com a taxa de inflação a aumentar para 9,1%, confirmou o Eurostat esta sexta-feira, mantendo a estimativa que tinha avançado no final desse mês. A taxa homóloga compara com os 8,9% em julho.

De acordo com o gabinete de estatísticas, na União Europeia, a taxa também acelerou, tendo passado de 9,8% em julho para 10,1% em agosto.

A variação em Portugal, de 9,3%, de acordo com o índice harmonizado de preços, fica, por isso, acima da média da Zona Euro, mas abaixo da média dos países do bloco.

Em agosto, a energia deu o maior contributo para o avanço dos preços na Zona Euro, ao contribuir com 3,95 pontos percentuais (pp). Seguiram-se os alimentos, álcool e tabaco (2,25 pp), serviços (1,62 pp) e bens industriais não-energéticos (1,33 pp).

Fonte: Eurostat

(Notícia atualizada pela última vez às 11h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurostat confirma inflação de 9,1% na Zona Euro em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião