Direto Rússia quer substituir Nord Stream 2 por gasoduto com a China

  • Lusa e ECO
  • 16 Setembro 2022

Rússia confirma gasoduto para ligar Moscovo a Pequim, chamado Força de Sibéria 2. Acordo entre os países prevê entrega de 50 mil milhões de metros cúbicos de gás por ano. Arranca em 2024.

A Rússia quer substituir o gasoduto Nord Stream 2 — que deveria ligar o país à Europa, mas foi abandonado desde a invasão à Ucrânia — pelo gasoduto asiático Força de Sibéria 2, uma ligação entre Moscovo e Pequim que se encontra em discussão há vários anos, admitiu esta sexta-feira o ministro da Energia russo, Alexandre Novak.

A mudança do Nord Stream 2 para o asiático Força de Sibéria 2 foi confirmada à cadeia televisiva russa Rossiya-1, e surge após o ministro afirmar que a Rússia e a China iriam assinar acordos para a entrega de “50 mil milhões de metros cúbicos de gás” por ano através do gasoduto asiático.

O volume em causa fica abaixo da capacidade máxima do Nord Stream 1 por apenas cinco mil milhões de metros cúbicos, que se encontra com o fornecimento interrompido desde 2 de setembro, segundo a AFP. Este gasoduto era responsável por cerca de um terço das entregas de gás russo à União Europeia (UE). A construção do Força de Sibéria 2 foi fixada para 2024.

Acompanhe aqui os desenvolvimentos da guerra na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia quer substituir Nord Stream 2 por gasoduto com a China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião