Pedidos de bolsa de estudo atingem recorde no início do ano letivo

  • ECO
  • 3 Outubro 2022

Até 22 de setembro, quase 76 mil estudantes pediram o apoio do Estado para frequentar o Ensino Superior. Em anos anteriores, o número candidatos nunca tinha atingido os 70 mil tão cedo.

Há já 75.944 estudantes candidatos a bolsa de estudo, mais 10.650 alunos — ou seja, um aumento de 16% — do que no mesmo período do ano passado, de acordo com o mais recente balanço divulgado no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), avança o Público (acesso condicionado). Trata-se do número mais elevado de que há registo nesta altura do ano letivo, quando já terminou a primeira fase de inscrições no Ensino Superior.

Este aumento pode ser explicado pelas novas regras aprovadas no verão, que permitem apoiar mais pessoas e facilitam o acesso a quem já estava abrangido pela ação social no ensino secundário. Agora, os estudantes provenientes de famílias com rendimentos per capita até 736 euros mensais brutos passam a ter acesso às bolsas de estudo (um aumento de 78 euros face às regras que vigoravam em 2021), visto que o limiar de elegibilidade subiu para 19 vezes o Indexante dos Apoios Sociais.

Só a partir de outubro deverão ser conhecidos os resultados do processo de análise das candidaturas, mas como as regras atuais permitem submeter uma candidatura à ação social em qualquer momento do ano letivo, é expectável que o número de candidatos a bolsa de estudo continue a subir. O ano de 2021 registou 103.371 candidatos, o número mais elevado de sempre, dos quais cerca de 80 mil receberam apoio do Estado. Com as novas regras, mais 3.000 a 4.000 alunos devem conseguir bolsa de estudo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedidos de bolsa de estudo atingem recorde no início do ano letivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião