Reservas em plataformas de alojamento já superam níveis pré-Covid

No primeiro semestre, hóspedes passaram 199 milhões de noites em alojamentos reservados via Airbnb, Booking, Expedia ou Tripadvisor na UE.

O turismo continua a recuperar dos efeitos da pandemia e, no primeiro semestre deste ano, as reservas feitas em plataformas de alojamentos já superaram mesmo os níveis pré-Covid. Os dados do Eurostat mostram que os hóspedes passaram 199 milhões de noites em alojamentos de curta duração, acima dos 193 milhões de noites registados em 2019. Em Portugal, o Algarve e Lisboa tiveram mais de um milhão de noites reservadas nestas plataformas só no primeiro trimestre de 2022.

Entre janeiro e junho, foram reservadas cerca de 199 milhões de noites em alojamentos através do Airbnb, Booking, Expedia ou Tripadvisor na União Europeia (UE). Isto é um aumento de 138% face ao mesmo período de 2021. “Após uma recuperação gradual do número de reservas durante o segundo semestre de 2021, no primeiro semestre de 2022, as reservas atingiram e ultrapassaram pela primeira vez os níveis pré-pandemia”, afirma o Eurostat.

Só no primeiro trimestre deste ano foram reservadas 67,4 milhões de noites, bastante acima dos 27,1 milhões de noites reservadas no mesmo período de 2021 e dos 64,5 milhões de noites reservadas em 2019. Os números subiram para 132 milhões de noites no segundo trimestre, em comparação com 56,7 milhões de noites em 2021 e 128,8 milhões de noites em 2019.

Embora as comparações com 2021 mostrem uma “recuperação robusta” em todos os 31 países analisados, os desenvolvimentos em cada um deles desde 2019 variaram. “No primeiro trimestre, as taxas de crescimento entre os Estados-membros da UE variaram entre -44,2% na República Checa a +49,8% na Suécia, com um crescimento de +4,5% em toda a UE”, refere o gabinete estatístico.

O Eurostat destaca 15 regiões que registaram mais de um milhão de noites reservadas nestas plataformas só no primeiro trimestre. Aqui, destacam-se Tirol (Áustria), Rhône-Alpes (França), Provence-Côte d’Azur (França), Catalunha, Andaluzia e as Ilhas Canárias (Espanha).

França e Espanha tinham cinco regiões cada uma nas 15 principais regiões que registaram mais de um milhão de noites reservadas no primeiro trimestre de 2022 através destas plataformas, destaca o Eurostat. Itália tinha duas regiões e Áustria, Polónia e Portugal tinham uma região cada. Em Portugal, o Algarve e Lisboa são as regiões que encaixam neste segmento.

Analisando os nove Estados-membros da UE com mais de dez milhões de noites de hóspedes em 2019, “é claro que o turismo de plataforma nos países de destino mais populares recuperou quase completamente, com exceção de Itália e da Áustria, que estão, no entanto, ao alcance dos seus níveis pré-pandemia”, afirma o Eurostat, que nota que “o desenvolvimento em França é particularmente notável”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reservas em plataformas de alojamento já superam níveis pré-Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião