Nova Expressão de Pedro Baltazar reforça na Inapa para 10%

Grupo especializado na distribuição de papel, que emprega 1.600 pessoas e lucrou 16 milhões no semestre, tem como outros acionistas qualificados a sociedade estatal Parpública, o BCP e o Novobanco.

A Nova Expressão notificou a Inapa sobre a aquisição em bolsa de 4.230 ações deste grupo especializado na distribuição de papel. A transação foi realizada a 30 de setembro, de acordo com a informação prestada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Em conjunto com as ações que já detém, perfaz um total de 52.622.600 ações, que correspondem à constituição de uma participação qualificada, representativa de 10% dos direitos de voto da sociedade”, detalha o comunicado do grupo liderado desde 2015 por Diogo Rezende.

A holding liderada por Pedro Baltazar já era um dos maiores acionistas qualificados da Inapa – a par da sociedade estatal Parpública, do BCP e do Novobanco –, que no primeiro semestre deste ano passou de prejuízos para lucros de 16 milhões. Soma presença em dez mercados, com o grosso das vendas na Alemanha (quota superior a 60%) e em França (27%).

Portugal pesa menos de 5% na faturação do grupo e garante cerca de 200 empregos – num total de 1.600 colaboradores a nível global –, com destaque para o centro de serviços partilhados na área tecnológica e financeira, cujo efetivo cresceu 40% nos últimos três anos, como referiu, em entrevista recente ao ECO, o presidente executivo, que sucedeu no cargo a José Félix Morgado.

Diogo Rezende adiantou ainda que o grupo está a analisar a compra de empresas nos setores das embalagens e da comunicação visual, sobretudo fora de Portugal, que permitam “criar valor através do alargamento quer da presença geográfica, quer do portefólio de produtos”. Uma área de atividade em crescimento (ao contrário do que acontece no papel), mais fragmentada e onde o gestor antevê “mais oportunidades” de consolidação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova Expressão de Pedro Baltazar reforça na Inapa para 10%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião