Preço das casas em Portugal sobe mais do que no resto da Europa

"Em todos os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis houve um aumento do preço das casas no segundo trimestre e em 16 deles, os aumentos foram superiores a 10%", como em Portugal.

O preço das casas em Portugal subiu 13,2% no segundo trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado. Um agravamento de 3,3 pontos percentuais face ao registado no conjunto da União Europeia. De acordo com os dados publicados esta sexta-feira pelo Eurostat, o preço das casas aumentou 9,9% no espaço comunitário e 9,3% na zona euro, em termos homólogos.

Já numa comparação com o trimestre anterior, os preços das habitações subiram 2,3% quer seja na área do euro quer no conjunto dos países da UE. Em Portugal, os preços subiram 3,1% face aos três primeiros meses do ano.

Apesar de os portugueses estarem a sofrer um agravamento mais significativo dos preços das casas face a média europeia, não é em Portugal que se registaram as subidas mais significativas. Em termos homólogos, os maiores aumentos foram registados na Estónia (+27,4%), na Chéquia (+23,1%) e na Hungria (+22,8%).

O Eurostat sublinha que “em todos os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis houve um aumento do preço das casas no segundo trimestre — e em 16 deles, os aumentos foram superiores a 10%”, como é o caso de Portugal.

No extremo oposto, foi no Chipre (+2%), na Finlândia (+2,2%) e na Dinamarca (+2,8%) que se registaram as subidas mais modestas neste indicador.

Se as comparações forem feitas face ao trimestre anterior, é possível perceber que os países que enfrentam um maior agravamento da inflação ao nível do mercado imobiliário foram sentidos na Estónia (+8%), Lituânia (+5,9%) assim como na Letónia e Eslováquia (ambos com subidas de +5,5%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço das casas em Portugal sobe mais do que no resto da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião