O cenário que Marcelo pediu. PIB cresce 1,3% e dívida cai para 110,8%

  • ECO
  • 7 Outubro 2022

No cenário macroeconómico da proposta de Orçamento para 2023, o Governo antecipa um abrandamento da economia para 1,3% e uma inflação de 4%. Dívida cai para 110,8%.

O Governo está a trabalhar com uma previsão de redução da dívida pública de 115% este ano para 110,8% no próximo, o que significa regressar a valores anteriores à troika, avança o Público (acesso condicionado) esta sexta-feira. No cenário macroeconómico que integra a proposta do Orçamento do Estado, o Executivo antecipa que o crescimento de 6,5% este ano deverá abrandar para 1,3% no próximo.

Recorde-se que o Banco de Portugal, por exemplo, apontava para um crescimento de 6,3% este ano e de 2,6% no próximo, com dados de maio. Mas depois reviu em alta o crescimento para este ano para 6,7%, sem atualizar as previsões para 2023. As previsões mais recentes são do Conselho das Finanças Públicas que aponta para um crescimento de 1,2% no próximo ano, mas num cenário de políticas invariantes, ou seja, sem ter em conta eventuais medidas que o Executivo venha a adotar nomeadamente no Orçamento do Estado.

No cenário macro deverá também estar inscrito um défice de 1,9% em 2022, caindo para 0,9% no próximo. Tal como o ministro das Finanças já tinha explicado, o défice este ano já poderia ter ficado em 0,9% do PIB, mas as medidas de apoio às famílias, para mitigar os impactos da inflação custaram cerca de um ponto percentual do PIB.

E a inflação vai continuar a em alta. Será de 7,4% no final deste ano, tal como o ministro das Finanças já tinha antecipado, desacelerando para 4% no próximo ano. Uma previsão que pressupõe que a política de subida de juros do Banco Central Europeu vai ajudar a estabilizar os preços e que é bastante inferior aos 5,1% apontados pelo Conselho das Finanças Públicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O cenário que Marcelo pediu. PIB cresce 1,3% e dívida cai para 110,8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião