Football Leaks: Tribunal quer que dois inspetores da PJ sejam investigados

Os juízes que estão a julgar Rui Pinto pediram ao DIAP uma investigação a dois inspetores da PJ. Em causa estão suspeitas de abuso de poder, falsidade de documento e violação de segredo de justiça.

Os juízes encarregues do caso Football Leaks solicitaram ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP) uma investigação a dois inspetores da Polícia Judiciária (PJ), Hugo Monteiro e José Amador, segundo avançou o jornal Público. Em causa está a eventual prática dos crimes de falsidade de documento, abuso de poder, falsidade de testemunho, violação de segredo de justiça e falsificação de documento.

Apesar de não fazer comentários sobre este novo pedido, ao jornal Público a PJ explicou que desencadeia um procedimento disciplinar interno sempre que tem conhecimento da abertura de um procedimento criminal contra os seus agentes.

Rui Pinto responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

Entre os visados estão Jorge Jesus, Bruno de Carvalho, o então diretor do DCIAP Amadeu Guerra ou o advogado José Miguel Júdice, João Medeiros, Rui Costa Pereira e Inês Almeida Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Football Leaks: Tribunal quer que dois inspetores da PJ sejam investigados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião