Entidade Reguladora da Saúde obriga privados a devolver dinheiro a doentes

  • ECO
  • 12 Outubro 2022

Regulador da Saúde considera que clientes das unidades em causa não foram devidamente informados sobre a totalidade dos custos, ou cobranças adicionais. Já foram restituídos mais de 7 mil euros.

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) está a obrigar vários hospitais privados a anular, ou devolver, parte dos valores cobrados aos clientes por considerar que estes não foram devidamente informados da totalidade dos custos, ou da possibilidade de cobranças adicionais, avança a edição desta quarta-feira do Público (acesso condicionado).

Em causa estão 17 reclamações que compreendem os hospitais Infante Santo e Tejo, e a clínica CUF Almada, entre 2012 e 2021. As unidades em causa receberam ainda instruções para que assegurem a previsão correta da totalidade dos custos, ou que advirtam os clientes da possibilidade de cobranças adicionais, segundo deliberações divulgadas esta semana.

A CUF já contestou os vários processos e alega que “a matéria de facto apurada nos presentes autos é insuficiente e que foram omitidas diligências processuais essenciais”, pelo que remeteu para um documento interno relativo ao processo de estimativas. Já o regulador da saúde determinou a restituição de mais de 7 mil euros a repartir pelos diversos clientes, com base na reavaliação de várias queixas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entidade Reguladora da Saúde obriga privados a devolver dinheiro a doentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião