McDonald’s vai investir até 120 milhões em novos restaurantes e criar 1.000 empregos
Cadeia de restauração rápida tem em curso uma campanha de angariação de novos franquiados: quer atrair 15 a 20 em três anos. Procura um perfil de empreendedor.
A McDonald’s estima investir até 120 milhões de euros em até 20 restaurantes em três anos, o que representa a potencial criação de até 1.000 postos de trabalho diretos com a abertura de novos espaços pelos franquiados. A cadeia norte-americana tem em marcha uma campanha de angariação de novos franquiados.
“A McDonald’s projeta alocar, nos próximos três anos, entre 80 a 120 milhões de euros em aberturas de novos restaurantes. Os novos restaurantes poderão ser atribuídos a franquiados que estejam a terminar a sua formação, ou a franquiados que já fazem parte da McDonald’s“, revela Vítor Oliveira, diretor financeiro, IT e franchising da McDonald’s Portugal, à Pessoas.
A cadeia está à procura de novos franquiados, tendo para isso avançado com a campanha de angariação – “Deixe a sua marca numa grande marca” – com metas definidas. “A campanha de franchising da McDonald’s tem o objetivo de amplificar a já forte rede de franquiados e franquiadas da McDonald’s Portugal e encorajar à candidatura a novas franquias por parte de profissionais motivados para deixar a sua marca na grande marca que é a McDonald’s. Temos como objetivo incorporar no sistema McDonald’s Portugal entre 15 a 20 novos franquiados, nos próximos 3 anos”, adianta o responsável da área de franchising da cadeia.
Aberturas que irão dinamizar o mercado de trabalho. Cada novo restaurante McDonald’s “contrata, em média, 50 novos colaboradores, dependendo da dimensão e localização do restaurante”, a que acresce “os postos de trabalho indiretos no decorrer da atividade do restaurante”, refere Vítor Oliveira. O que significa que, a concretizar-se os planos de angariação de novos franquiados, se cada um abrir apenas um restaurante poderão criar no triénio entre 750 e 1.000 postos de trabalho direto.
Perfil do franquiado
Considerados os “olhos e ouvidos do negócio”, os franquiados representam um peso significativo da rede de restaurantes da McDonald’s. Do total de 191 espaços da cadeia – dando emprego a mais de 9.500 colaboradores – 174 são geridos por 44 franquiados, correspondendo a 90% do mercado português.
“Para além do contributo económico para o país, os franquiados são responsáveis por definir os seus próprios programas de apoio às comunidades, concretizando localmente o lema da marca, de retribuir às comunidades parte do que esta nos dá”, destaca Vítor Oliveira.
E agora a marca quer reforçar. “Estamos à procura de novos candidatos para todo o país. Este ano já inaugurámos três restaurantes no Norte e Centro – Póvoa de Varzim, Valongo e Paço de Arcos – e prevemos novas aberturas até ao final de 2022. A estratégia de expansão da marca tem em consideração as potencialidades de cada mercado, adequando a tipologia do restaurante às necessidades e especificidades locais”, refere o responsável da cadeia de restauração.
Gerir um restaurante McDonald’s é como administrar uma pequena, ou até mesmo média empresa. A capacidade de escutar e responder às necessidades dos consumidores a nível local, bem como o gosto por motivar e gerir pessoas e equipas, são características essenciais.
Procuram um perfil específico. “O candidato, individualmente considerado e, idealmente, entre os 32 e os 45 anos, deve apresentar uma trajetória de sucesso nas áreas de liderança e gestão de negócio, e ter capacidade financeira comprovada para um investimento superior a 200 mil euros“, começa por descrever Vítor Oliveira.
“É necessária total dedicação do candidato ao longo do processo de recrutamento e formação e exige-se a sua disponibilidade para mudar a região de residência habitual para o local do seu restaurante, ao qual se compromete estar 100% dedicado“, reforça.
“Gerir um restaurante McDonald’s é como administrar uma pequena ou até mesmo média empresa. A capacidade de escutar e responder às necessidades dos consumidores a nível local, bem como o gosto por motivar e gerir pessoas e equipas, são características essenciais”, continua.
“O sucesso do restaurante e o crescimento da marca num todo depende do empenho e dedicação dos franquiados à McDonald’s”, diz ainda. Por isso, ressalva, “não procuramos investidores, mas antes mulheres e homens com visão, orientados para resultados e, principalmente, que se identifiquem com a McDonald’s, com os seus valores, a missão e propósito.”
Vítor Oliveira descreve que o processo de “seleção e avaliação de candidaturas é muito criterioso”, tendo em conta “os objetivos de médio e longo prazo traçados pela empresa a nível nacional e internacional para o franchising.”
Dividido em sete etapas, o processo de seleção prevê que o candidato passe por uma primeira experiência de trabalho no restaurante junto das equipas, entrevistas individuais com diretores McDonald’s Portugal, entre outras.
Apesar do setor da restauração ter sido – à semelhança do turismo – fortemente afetado pela pandemia e hoje se debater com a escassez de pessoas, Vítor Oliveira considera que isso não irá afastar potenciais candidatos.
“Mesmo no difícil contexto que o setor da restauração atravessa, temos vindo a receber um surpreendente número de candidaturas por parte de empreendedores e empreendedoras que veem na McDonald’s a oportunidade para mudar de rumo e enveredar por um negócio próprio. Inclusive, em plena pandemia, acolhemos novos franquiados e garantimos desde logo o apoio necessário à sua integração.”
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