McDonald’s investe 1,2 milhões em novas fardas “made in Portugal” para os 8.500 colaboradores

Ao todo foram produzidas cerca de 77 mil peças de vestuário com design e produção nacional. Desde 2009 que a cadeia não mudava o fardamento das equipas.

A McDonald’s investiu 1,2 milhões de euros em novas fardas para os mais de 8.500 colaboradores da cadeia em Portugal. Ao todo foram produzidas cerca de 77 mil peças de vestuário com design e produção nacional. Desde 2009 – altura em que os colaboradores começaram a usar as fardas criadas pela estilista Katty Xiomara – que a cadeia não mudava o fardamento.

“Consideramos essencial que os nossos colaboradores se sintam bem com o que vestem, não só no que diz respeito ao conforto e funcionalidade, mas também do ponto de vista da identidade. É por isso, para nós, uma grande aposta atualizar as fardas dos nossos mais de 8.500 colaboradores em Portugal, reconhecendo a importância que estas peças têm no dia a dia da sua atividade e na forma como impactam a sua experiência na McDonald’s. Em simultâneo, este projeto reitera o nosso compromisso de reconhecer e promover o talento nacional, criando uma oportunidade para os jovens designers de moda darem a conhecer o seu trabalho”, diz Sofia Mendoça, diretora de recursos humanos (DRH) da McDonald’s Portugal.

O novo fardamento é um dos momentos criados pela companhia este ano para dar nova energia à cultura corporativa e reforçar a ligação entre colaboradores, num ano em que também quer assinalar os 30 anos da cadeia de restauração rápida em Portugal, alcançados no ano passado, tal como adiantou em abril Sofia Mendoça, em entrevista à Pessoas.

“Vamos ter um grande momento de celebração que vai ser o lançamento das novas fardas, a meio do ano. Vamos ter o momento de celebração dos 30 anos, que não conseguimos fazer como deve ser o ano passado, com uma grande festa, com todas as chefias e as pessoas da linha da frente. Mais para o fim do ano, vamos ter uma convenção nacional em que vamos chamar todas essas pessoas, para podermos alinhar os planos para o futuro. Depois haverá outros mais departamentais”, disse em abril a DRH da cadeia à Pessoas.

O momento de apresentação das fardas decorreu esta semana no McDonald’s do Campo Grande, em Lisboa, no qual 11 colaboradores de diferentes restaurantes do país, selecionados a partir de um casting interno, desfilaram perante os convidados.

Para o arranque deste projeto foi primeiramente realizado um inquérito de satisfação aos colaboradores da McDonald’s sobre as fardas atuais e expectativas face às novas fardas“, destaca a empresa. Design, modernidade, conforto, identificação, entre outros, foram os critérios considerados. “O resultado são propostas adaptadas a cada função nos restaurantes: funcionário, treinador, relações públicas e gerente.”

As fardas têm design português da autoria de Cátia Abreu e Melanie Melo – vencedoras do concurso lançado pela McDonald’s Portugal, em parceria com o CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) — destinado a jovens criadores nacionais e estudantes de Design e de Moda –, e foram produzidas com tecidos nacionais pela empresa portuguesa HR Group, sediada em Mangualde, parceira da McDonald’s desde 2014 no fornecimento do fardamento dos colaboradores.

“Em junho de 2022, foram produzidas cerca de 77 mil peças, num investimento superior a 1 milhão e 200 mil euros”, informa a cadeia.

O fardamento — que vai vestir os mais de 8.500 colaboradores dos 189 restaurantes da marca em Portugal — contou com a coordenação de Paulo Cravo na seleção das candidaturas, desenvolvimento e produção.

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