Cabaz de bens essenciais estabiliza nos 210 euros pela terceira semana

Monitorização feita pela Deco revela que o preço de um cabaz de bens essenciais estabilizou em cerca de 210 euros pela terceira semana. Conheça os produtos que mais encareceram.

O preço de um cabaz de bens essenciais estabilizou em cerca de 210 euros pela terceira semana consecutiva, segundo as contas realizadas pela Deco. Ainda assim, o açúcar, a laranja, o carapau, o grão e a farinha foram os cinco produtos que mais aumentaram de preço na última semana.

Em causa está a monitorização feita desde final de fevereiro a 63 produtos alimentares essenciais, que incluem o peru, frango, pescada, carapau, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo e manteiga.

A invasão russa à Ucrânia veio puxar ainda mais pelo preços da energia, agravando a escalada de preços de diversos produtos alimentares. Desde então, o preço de um cabaz de bens essenciais encareceu 26,88 euros, o que representa um aumento de 14,64% face ao valor registado a 23 de fevereiro, totalizando já os 210,51 euros.

Evolução do preço do cabaz de produtos alimentares monitorizado pela Deco:

Fonte: DecoFonte: Deco

Não obstante, as oscilações de preços são variáveis em termos semanais. Na última semana analisada (de 5 a 12 de outubro), o custo do cabaz monitorizado pela Deco recuou 32 cêntimos face aos 210 euros estimados na semana de 28 de setembro a 5 de outubro. Contas feitas, o preço do cabaz de bens essenciais está estável em torno dos 210 euros há três semanas consecutivas.

Na última semana — isto é, entre 5 a 12 de outubro –, os produtos que mais aumentaram de preço foram “o açúcar branco (mais 17%), a laranja (mais 12%), o carapau (mais 10%), o grão cozido (mais 9%), a farinha para bolos (mais 9%), o leite meio-gordo (mais 9%), a curgete (mais 8%), as salsichas (mais 8%), o azeite virgem extra (mais 7%) e o tomate (mais 7%)”.

Produtos que mais aumentaram de preço na última semana:

Perante a análise dos dados relativos às várias semanas analisadas é possível ainda verificar que o maior aumento semanal foi registado entre 9 e 16 de março. Nessa semana, o mesmo cabaz encareceu 7,94 euros, passando a custar 191,58 euros, face aos 183,64 euros estimados a 9 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cabaz de bens essenciais estabiliza nos 210 euros pela terceira semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião