Novo governo sueco vai ter apoio parlamentar da extrema-direita

  • ECO
  • 14 Outubro 2022

Bloco de direita composto pelos moderados, democratas-cristãos e liberais vão formar governo na Suécia. Novo executivo conta com apoio parlamentar dos democratas suecos, partido de extrema-direita. 

O líder dos Moderados na Suécia, Ulf Kristersson, anunciou esta sexta-feira que o seu partido chegou a acordo com os democratas-cristãos e com os liberais para formar um novo governo de direita na Suécia, avança o Deutsche Welle (acesso livre, conteúdo em inglês). Novo executivo conta com o apoio parlamentar dos democratas suecos, um partido de extrema-direita.

Os moderados, democratas cristãos e liberais vão construir um governo e cooperar com os democratas suecos no parlamento“, afirmou Ulf Kristersson, em declarações aos jornalistas. O bloco de direita composto por estes partidos venceu as eleições de setembro na Suécia por uma pequena maioria, tendo garantido 176 assentos de um total de 349.

Perante este resultado, a primeira-ministra social-democrata Magdalena Andersson, que lidera o maior partido na Suécia, reconheceu a derrota, tendo apresentado o pedido de demissão. De acordo com o mesmo jornal, os liberais recusaram-se a governar em coligação com os democratas suecos, um partido de extrema-direita fundado na década de 80 e que tem a segunda maior representação parlamentar.

De acordo com o Politico, o parlamento sueco tem previsto votar o nome de Kristersson para primeiro-ministro na próxima segunda-feira, devendo este apresentar a sua equipa ministerial na terça-feira e o seu orçamento para 2023 nas próximas semanas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo governo sueco vai ter apoio parlamentar da extrema-direita

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião