Direto Putin não vê problemas na adesão da Finlândia e da Suécia à NATO

  • ECO
  • 30 Junho 2022

Primeiro navio com sete mil toneladas de cereais do portos de Berdiansk, após mais de um mês de inatividade. A carga foi enviada para "países amigos" de Moscovo.

Para o Presidente russo a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO não coloca “nenhum problema”.

“Não temos problemas com a Suécia e a Finlândia, como temos com a Ucrânia”, disse Vladimir Putin em conferência de imprensa em Asgabate, capital do Turcomenistão. A Finlândia e a Suécia “podem se juntar onde quiserem”, acrescentou.

Mas a presença de tropas estrangeiras no Mar Cáspio é algo que incomoda Moscovo e outros países da região como o Irão. Por isso, no comunicado divulgado no final da reunião, os países presente defendem “a não presença no Mar Cáspio de forças armadas que não pertencem aos países limítrofes (Rússia, Irão, Cazaquistão, Azerbaijão e Turquemenistão)”, numa clara alusão à NATO, nessa área, que é usada pelo exército russo para lançar mísseis contra a Ucrânia.

Nos mercados, o petróleo está em queda ligeira à espera dos resultados da reunião da OPEP e aliados, mas os analistas não esperam novos aumentos de produção.

E esta quinta-feira saiu o primeiro navio com sete mil toneladas de cereais do portos de Berdiansk, após mais de um mês de inatividade. A carga foi enviada para “países amigos”, avançaram as autoridades pró-russas da região.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Putin não vê problemas na adesão da Finlândia e da Suécia à NATO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião