Rivais em Portugal, Altice e Vodafone juntam-se na Alemanha

Operadoras de telecomunicações criaram empresa de fibra ótica de sete mil milhões de euros para desafiarem Deutsche Telekom. Vodafone e Altice detêm 50% cada uma da nova companhia.

Rivais no mercado português, Altice e Vodafone juntaram forças na Alemanha. As duas empresas anunciaram a criação de uma operadora de fibra ótica para concorrer com a Deutsche Telekom. A FibreCo é um projeto a seis anos com um orçamento de sete mil milhões de euros, segundo o anúncio feito nesta segunda-feira.

A nova empresa será detida em partes iguais de 50% pela dona do Meo e pela Vodafone. A Altice vai tratar da construção da rede de fibra ótica até à casa dos consumidores; a Vodafone ficará responsável pela promoção e pelo marketing da nova operadora.

A Vodafone também irá receber transferências financeiras de até 1,2 mil milhões de euros, que ficarão acima das suas contribuições para esta parceria. Até 70% da nova companhia será financiada através da emissão de dívida.

“Esta parceria baseia-se na rede de próxima geração da Vodafone e no conhecimento industrial e capacidades de construção de fibra ótica até casa da Altice”, destaca o presidente executivo da Vodafone, Nick Read, citado pela Reuters.

Espera-se que a nova empresa possa entrar legalmente no mercado até ao final do primeiro semestre de 2023, depois da aprovação das entidades reguladoras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rivais em Portugal, Altice e Vodafone juntam-se na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião