Afinal, combustíveis subiram ainda mais. Gasóleo ficou 9,8 cêntimos mais caro e gasolina 6,1 cêntimos

Em média, o litro de gasóleo esta semana custa 1,954 euros. É preciso recuar à semana de 11 de julho para encontrar um valor mais elevado. Gasolina simples 95 custa, em média, 1,888 euros.

Os consumidores já sabiam que iam pagar mais quando fossem abastecer esta semana. São já duas semanas consecutivas de aumentos. Mas, afinal, o agravamento dos preços dos combustíveis foi superior ao esperado.

O gasóleo simples, o combustível mais utilizado em Portugal, aumentou 9,8 cêntimos e a gasolina 6,1 cêntimos. As fontes do mercado apontavam para uma subida de 6,5 e cinco cêntimos, respetivamente. Recorde-se que na semana anterior, os combustíveis já tinham subido 10,4 cêntimos, no caso do diesel, e 12,4 cêntimos no da gasolina.

De acordo com os valores médios praticados nas bombas, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras, o litro de gasóleo esta semana custa 1,954 euros. É preciso recuar à semana de 11 de julho para encontrar um valor mais elevado.

Já o litro de gasolina simples 95 custa esta semana, em média, 1,888 euros. O preço está muito próximo dos 1,889 euros pagos na primeira semana de agosto.

Este cenário de agravamento dos preços surge num contexto de redução dos apoios do Estado ao nível do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). Em outubro o Governo decidiu reduzir o desconto em 4,4 cêntimos na gasolina e 0,1 cêntimos no gasóleo, porque os preços dos combustíveis estavam a começar a abrandar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, combustíveis subiram ainda mais. Gasóleo ficou 9,8 cêntimos mais caro e gasolina 6,1 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião