Empresas têm de pagar 799 euros de salário mínimo para terem benefício no IRC

  • ECO
  • 19 Outubro 2022

Aumento de 55 euros do SMN terá de ser complementado com, pelo menos, mais 39 euros para as empresas beneficiarem do desconto no IRC. Ou seja, as empresas terão de pagar, pelo menos, 799 euros.

As empresas terão de pagar, pelo menos, 799 euros aos seus trabalhadores para beneficiarem do incentivo fiscal à valorização dos salários previsto no Acordo de Médio Prazo para a Melhoria dos Rendimentos, Salários e Competitividade, avança o Público (acesso condicionado).

Apesar de o aumento do salário mínimo nacional (SMN) passar dos atuais 705 euros para 760 euros mensais no próximo ano, o que representa um valorização salarial de 7,8%, esse acréscimo de 55 euros não conta para a majoração no IRC, dado que a lei impõe que a valorização mínima de 5,1% comece a contar para aumentos acima da retribuição mínima de 2023.

Contas feitas, o aumento de 55 euros do salário mínimo terá de ser complementado com, pelo menos, mais 39 euros para que as empresas beneficiem da descida seletiva do IRC. Ou seja, as empresas terão de pagar, pelo menos, 799 euros aos trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas têm de pagar 799 euros de salário mínimo para terem benefício no IRC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião